14 abril 2014

Concelho de Monchique em risco muito elevado de incêndio

O concelho de Monchique, distrito de Faro, apresenta hoje risco muito elevado de incêndio, de acordo com informação disponível na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet.

Segundo o IPMA, vários concelhos dos distritos de Faro (quatro), Guarda (oito), Castelo Branco (um), Viseu (dois), Braga (um) e Viana do Castelo (cinco) apresentam risco elevado de incêndio.
O mesmo risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.
A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou no domingo 18 incêndios, que foram combatidos por 88 bombeiros, apoiados por 26 veículos.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro períodos de céu muito nublado, sendo em especial por nuvens altas até ao final da manhã, aguaceiros igualmente a partir do final da manhã na região centro, estendendo-se gradualmente à região norte e condições favoráveis à ocorrência de trovoada a partir do início da tarde.
Fonte: DN