05 abril 2014

B.V. Castelo Branco: José Mariano Abandona Comando

Comandante da corporação de Bombeiros de Castelo Branco há sete anos, José Mariano já pediu a passagem ao quadro de honra e aguarda apenas o despacho da Autoridade Nacional de Protecção Civil para concretizar a saída, aos 64 anos. 

"Aproxima-se o limite de idade, mas também porque quando ganhei as eleições fiz uma análise e cheguei à conclusão que era muito cansativo estar na junta em Belmonte e nos bombeiros em Castelo Branco, tinha que optar. Podia adiar a decisão mas acho que este é o momento próprio, como se diz na gíria, devemos saber sair pela porta grande para depois não sairmos pela porta pequena, e este é o momento, vou sair na próxima semana". 

Presidente da União de freguesias de Belmonte e Colmeal da Torre desde o passado mês de Setembro, José Mariano optou por antecipar a saída do comando, consciente de que a corporação albicastrense está preparada para a sua saída "penso que sim, temos o quadro de comando todo completo, temos um excelente corpo de bombeiros, a câmara de Castelo Branco colabora imenso com os bombeiros, temos todas as condições para que a corporação possa continuar bem". 

Quanto ao seu substituto, "é um assunto da direcção, eu não me vou pronunciar sobre isso". 

José Mariano foi durante sete anos comandante da corporação de bombeiros de Castelo Branco, três anos inspector de bombeiros e quase duas décadas comandante dos bombeiros de Belmonte. Apesar da sua passagem ao quadro de honra, vai manter-se à frente da federação distrital de bombeiros até ao próximo mês de Outubro, altura em que haverá eleições para a Liga de Bombeiros Portugueses e depois nas federações distritais.


fonte: Radio Cova da Beira