08 abril 2014

Bombeiros vítimas do fogo homenageados no Porto

Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, manifestou a sua gratidão pelo trabalho dos bombeiros que todos os dias arriscam a vida para defender a comunidade.

Os bombeiros vítimas de incêndios foram homenageados esta segunda-feira, no Hospital da Prelada, no Porto. A cerimónia foi presidida pelo novo Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, que lembrou a importância deste tipo de testemunhos.

“Que este momento de homenagem e este testemunho da Santa Casa da Misericórdia do Porto seja para todos nós também um sinal e um testemunho de gratidão aos nossos maiores, a ajuda a trilhar um caminho e a olhar o futuro de Portugal.”

Para além de atribuição de medalhas, uma delas ao bombeiro Vítor Ribeiro, um dos sobreviventes do incêndio de Miranda do Douro, o Hospital da Prelada eterniza a figura do Bombeiro, na entrada principal do edifício.

“Neste caso concreto do Hospital da Prelada, que tem a preocupação de querer ter na entrada principal um capacete de um bombeiro a simbolizar o carinho e o respeito que tem pelos bombeiros portugueses. Sinto-me hoje um homem muito orgulhoso, muito feliz”, afirmou o presidente da Liga de Bombeiros, Jaime Marta Soares.

O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, também esteve presente nesta homenagem aos bombeiros e abriu o coração.

“Ao fim destes três anos, sendo muito difíceis algumas das coisas que temos de tratar, esta é sobretudo uma comunidade de afectos, mas sobretudo de afectos dos bombeiros para a comunidade e para os cidadãos que servem”, disse Miguel Macedo.

O ministro falava na homenagem aos bombeiros portugueses, esta segunda-feira, na Prelada, no Porto, um dos hospitais portugueses com uma unidade de queimados.

Fonte: Rádio Renascença