15 abril 2014

Bombeiros do distrito preparam época de incêndios

Os bombeiros do distrito de Santarém estiveram este sábado, 12 de abril, empenhados num exercício para preparar a época de incêndios que se aproxima.
O cenário do exercício remetia para agosto de 2014, tempo seco, temperaturas a rondar os 37º graus e humidade de 13%. Nesse dia, segundo o exercício, Santarém encontra-se em Alerta Especial Amarelo e a sala de Operações do CDOS Santarém regista um nível de ocorrências bastante elevado. A partir das 14h00 são vários os incêndios a deflagrar por todo o distrito em simultâneo, nas localidades de Valhascos (Sardoal), Serra de Almeirim, Amiais (Santarém), Malhada (Salvaterra), Montalvo, (Constância), Sabacheira (Tomar), Rio de Couros, (Ourém), e um incêndio em viatura na auto-estrada do Norte.

A queda de uma aeronave, a evacuação de um lar de idosos, o atropelamento de um popular e a destruição total de um veículo de bombeiros com cinco feridos graves (bombeiros queimados), foram alguns dos incidentes, fictícios, ocorridos exercício.
A avaliação do exercício contou com a participação do Comandante Operacional do Agrupamento Centro Sul, Joaquim Chambel, entre outros elementos de comando do distrito de Santarém e Lisboa.

O Exercício, de nome FIREX14, o primeiro do género em Portugal, organizado pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, permitiu identificar aspectos a melhorar e preparar o distrito para uma ainda melhor capacidade de resposta.
Para Mário Silvestre, Comandante Operacional Distrital de Santarém e director do exercício o balanço foi extremamente positivo, uma vez que permitiu aplicar as normas e procedimentos inerentes à gestão de ocorrências de incêndios florestais, tendo em conta os processos de comando e decisão ao nível da Sala de Operações e comunicações do CDOS e dos Postos de Comando.

“A resposta que os bombeiros do distrito conseguiram dar na organização dos diversos teatros de operações, em face do enorme volume de ocorrências e de situações inopinadas, que foram lançadas pelos animadores do exercício, foi de excelência, permitindo validar o elevado grau de formação e de conhecimentos que estes operacionais têm", afirmou.

Os números de 2013

Em 2013, o distrito de Santarém registou uma área ardida de 0,91 hectares por ocorrência, num total de 791,9 hectares. Valor que representa 27%, da média da área ardida no distrito nos últimos 7 anos, que é de 2983 hectares.

Fonte: Rede Regional