01 abril 2014

ANPC: Aviso nº 14/2014 - Precipitação e Vento Forte


No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) realizado ontem, dia 03, pelo Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), salienta-se:

Precipitação pontualmente forte Ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros que poderão ser, por vezes, fortes (10 a 20 mm/ 1 hora) e acompanhados de trovoada, podendo acumular 30 a 40 mm/ 6 horas.
Queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, descendo gradualmente a cota para 1200/1400 metros (acumulando entre 5 e 10 cm).

Vento forte com rajadas 

Vento forte do quadrante sul com rajadas até 80 km/h e, nas terras altas, muito forte com rajadas até 90 km/h. 

Face à presente previsão, a ANPC determina o Estado de Alerta Especial (EAE), para o nível AZUL do Sistema Integrado de Operações de Socorro (SIOPS) para o Dispositivo Integrado de Operações de Protecção e Socorro (DIOPS) para os distritos de Beja, Évora, Faro, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal no período compreendido entre as 06h00 e as 23h59 do dia 01 de Abril de 2014.

A ELEVAÇÃO do EAE pressupõe um incremento da monitorização e a intensificação, por parte do dispositivo de resposta, de acções preparatórias para eventuais intervenções. 


Para leitura integral do aviso consulte: