08 abril 2014

500 Alunos do 9º Ano Tornam-se "Aprendizes por 1 Dia"


Os alunos do 9º ano de escolaridade do município de Lousada terão a oportunidade, a partir de hoje, de experimentar, por um dia, a profissão que gostariam de exercer no futuro, tornando-se "Aprendizes por 1 dia".

Realizada pelo terceiro ano consecutivo, a atividade inserida no programa DICAS (Diversidade, Inclusão, Complexidade, Autonomia e Solidariedade), consiste na integração dos jovens em empresas e instituições, para que melhor possam compreender a realidade do ofício que tenham determinado, aproveitando a interrupção letiva da Páscoa.

A iniciativa, que se prolongará durante esta semana, beneficiou da próxima colaboração entre a autarquia, escolas e empresas e instituições locais, que habilmente conseguiram encontrar locais e condições favoráveis às experiências profissionais pretendidas para mais de 500 alunos.

No que diz respeito às preferências dos discentes, as profissões relacionadas com as forças de segurança mantiveram a sua preponderância. No entanto, e com alguma surpresa, registou-se também uma nova tendência para profissões como enólogo, aquicultor ou operador de embarque.


fonte: Imediato