02 abril 2014

3º aniversário do Serviço Inter-hospitalar Pediátrico (TIP)


Hoje é uma data importante para o INEM! Assinalamos o 3º aniversário do Serviço Inter-hospitalar Pediátrico (TIP) da região Norte do país.

Faz hoje três anos que entrou em vigor o protocolo assinado entre o INEM, a Administração do Hospital de São João e a Administração Regional de Saúde do Norte, o “Protocolo de Criação e Funcionamento do Serviço de Transporte Inter-Hospitalar Pediátrico da Região Norte”.

Este protocolo define, desde então, a partilha de recursos e de responsabilidades financeiras entre as Instituições envolvidas, e tem resultado num aproveitamento de sinergias, aumentando-se a eficácia do sistema - alargando-se o acesso ao Transporte de Doente Critico da idade limite de 28 dias até aos 18 anos - e a eficiência da gestão dos recursos.


O TIP Norte abrange os distritos de Bragança, Vila Real, Viana do Castelo, Braga, Porto e os concelhos dos distritos de Aveiro e Viseu, que pertencem à Delegação Regional do Norte do INEM. Este serviço do INEM é constituído por uma ambulância especializada, com uma tripulação constituída por um TAE, um Enfermeiro e um Médico. Esta ambulância está equipada com todo o material necessário à estabilização e transporte de doentes dos 0 aos 18 anos de idade e encontra-se em funcionamento 24 horas por dia, todos os dias do ano.

Este modelo de transporte engloba o anterior subsistema de Transporte de Recém-Nascidos de Alto Risco. Atualmente existem em Portugal quatro Ambulâncias TIP sediadas no Porto, em Coimbra, em Lisboa e em Faro.

Mas hoje, os parabéns são dirigidos à nossa equipa do serviço TIP Norte! Aqui vos deixamos com algumas imagens do meio e de alguns profissionais que se dedicam a esta atividade!

Muitos parabéns!

Fonte: Facebook