16 março 2014

Sismo de magnitude 7.0 abala costa noroeste do Chile

Um sismo de magnitude 7.0 abalou, este domingo, a costa noroeste do Chile, anunciou o Instituto Geológico dos Estados Unidos, embora não tenha havido relatos imediatos de grandes danos humanos ou materiais.

O sismo ocorreu às 17.16 horas locais (21.16 horas em Portugal continental), de acordo com a mesma fonte, que começou por indicar que dois sismos tinham sacudido a área com um minuto de intervalo.

Com o epicentro situado 61 quilómetros a noroeste da cidade portuária de Iquique, o tremor-de-terra aconteceu a 35 quilómetros de profundidade.

"Os sismos destas dimensões geram, por vezes, tsunamis locais que podem ser destruidores ao longo das costas localizadas num raio de 100 quilómetros do epicentro do sismo", indicou o Centro de Alerta de Tsunamis no Pacífico do Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos em comunicado.

"As autoridades na região do epicentro devem estar atentas a esta possibilidade e tomar medidas adequadas", acrescentou.

Mas mais tarde, a instituição afirmou que "com base em todos os dados disponíveis, não é esperado um grande tsunami destruidor no Pacífico e não há ameaça de tsunami no Hawai".

Fonte: JN