19 março 2014

Multas de incêndios até 60 mil euros

Ações de sensibilização em Monchique, Lagos e Vila do Bispo

GNR está a esclarecer proprietários de terrenos para a importância da limpeza junto a casas.

A falta de limpeza de terrenos junto a casas, em zonas de risco para incêndios, pode levar a multas pesadas que chegam aos 60 mil euros. 

Este e outros alertas estão a ser feitos por militares do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR, durante ações de sensibilização nos concelhos de Monchique, Lagos e Vila do Bispo. 

Em antecipação à época de fogos, o objetivo "é a sensibilização das populações para a prevenção de incêndios e para o uso correto do fogo", durante a realização de queimas e queimadas, explicou ao CM fonte da GNR. 

As últimas ações aconteceram nos mercados de Monchique e de Aljezur, esta semana e na semana passada. Depois das ações de sensibilização, ao que o CM apurou, as equipas da GNR vão intensificar as fiscalizações no terreno. 

Os proprietários individuais que não cumpram a obrigação de limpeza até 50 metros em redor de habitações incorrem em multas entre os 140 e os 5 mil euros.
Se o terreno pertencer a uma entidade coletiva, a coima vai dos 800 aos 60 mil euros. 

Os autos de contraordenação serão depois enviados pela GNR para as respetivas autarquias, que são responsáveis pela aplicação das coimas.


fonte: Correio da Manhã