30 março 2014

Miguel Macedo inaugurou remodelação do quartel dos Bombeiros do Entroncamento

O Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo inaugurou esta manhã a remodelação das instalações dos Bombeiros Voluntários do Entroncamento, uma obra orçada em 429 mil euros, comparticipada pelo QREN em 354 mil euros e que dotou o quartel com mais 30% de área coberta e melhores condições de conforto e operacionalidade.

Após o descerrar da placa alusiva à inauguração, pelo ministro Miguel Macedo e Jorge Faria, Presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, seguiu-se a visita às instalações remodeladas, por toda a comitiva de convidados, com a presença de muitos autarcas e corporações de concelhos vizinhos, responsáveis civis e militares e de duas deputadas eleitas pelo distrito de Santarém, Isilda Aguincha e Carina João.

Na Sessão que teve lugar no Salão Nobre, que voltou a ter a sua dimensão original, tomaram a palavra o Presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Entroncamento, José Salvado, o presidente da Câmara, Jorge Faria e o ministro Miguel Macedo.

José Salvado referiu que, “esta melhoria constitui uma homenagem à nossa Associação e aos nossos bombeiros”, salientando o apoio dado pela autarquia em meios humanos e aconselhamento técnico.
O presidente da Associação Humanitária referiu que, “as instalações têm agora mais 30% de área coberta e melhores condições de conforto. Camaratas, espaços de convívio, cozinha, bar, central de comunicações (ainda não concluída), vestiário, portões de emergência, e sala de formação”.

Jorge Faria não quis deixar de realçar publicamente, “a disponibilidade demonstrada pelo Sr. Ministro através do Sr. Secretário de Estado adjunto do Sr. Ministro da Administração Interna, Sr. Dr Fernando Alexandre, para em conjunto encontrarmos uma solução para a construção de uma nova esquadra da PSP do Entroncamento, que como é do seu conhecimento apresenta condições deploráveis para todos quantos necessitam de a usar, quer profissionalmente, quer como cidadãos”.

Jorge Faria aproveitou ainda a presença do ministro para o sensibilizar da importância de, “podemos vir a ter, localizados no Entroncamento um conjunto de meios de socorros aptos para intervenção em situações de desastre no âmbito da ferrovia. Parece que seremos dos poucos países da Europa onde as forças de intervenção, nomeadamente os bombeiros não possuem este tipo de meios. A nossa localização, a nossa história, justificam este equipamento”.

Miguel Macedo considerou esta obra de remodelação, “um bom exemplo, onde se aproveitou as estruturas que se tem, para melhorar as condições de conforto e operacionalidade”.

O ministro da administração interna aproveitou a ocasião, para se referir à época dos fogos florestais que se aproxima. “O ano passado o orçamento era de 75,5 milhões de euros, mas que acabou por custar mais 14 milhões, pelas razões que todos conhecemos. Este ano vamos começar com 85 milhões de euros, mas eu gostava, se podermos, de só gastarmos 50 milhões”.

A terminar a visita foi servido um lanche a todos os convidados e partido um bolo que assinalou a cerimónia.

Fonte: EntroncamentoOnline