26 março 2014

Faleceu Antigo Adjunto do Comando dos Bombeiros Novos

José Matos de Carvalho, antigo adjunto do comando dos Bombeiros Novos de Aveiro, faleceu ontem com 85 anos de idade. 

Era pertencente ao Quadro de Honra da corporação aveirense e viu ser-lhe atribuído o Crachat de Ouro pela Liga dos Bombeiros Portuguesa e a Medalha de Prata da Cidade de Aveiro.

“Foi uma pessoa marcante como adjunto do comando”, recorda Ricardo Fradique, actual comandante dos Bombeiros Novos de Aveiro, acrescentando que se trata de uma pessoa que “deixa a sua história na casa”, onde passou mais de 50 anos. “Foi um grande bombeiro”, atesta o comandante.

Bombeiros Novos era “a sua casa”

José Matos de Carvalho “fez uma carreira longa e brilhante nos Bombeiros Novos”, relembra Albuquerque Pinto, presidente da Direcção da corporação. José Carvalho entrou para a corporação aveirense em 1950, tendo progredido sucessivamente na carreira até chegar a adjunto de comando em 1978. No ano de 2001, passou ao quadro de honra dos Bombeiros Novos.

Em declarações ao Diário de Aveiro, Albuquerque Pinto sublinha que José Carvalho “foi sempre uma pessoa muito activa”, que tinha nos Bombeiros Novos, que considerava “os melhores do mundo”, “a sua casa”. “Era um homem de uma extrema dedicação” e mesmo quando a “lei do envelhecimento” impôs as suas limitações, era uma presença assídua no quartel.


fonte: Diário de Aveiro


A Administração do Diário de um Bombeiro, expressa as mais Sentidas Condolências à Familia Enlutada, Corpo Activo, Comando e Orgãos Sociais.

Descanse em Paz, Adjunto José!