30 março 2014

Estrada Nacional reabre domingo 45 dias após desmoronamento de terras na Sertã

A circulação na Estrada Nacional (EN) 238, entre Ferreira do Zêzere e Cernache do Bonjardim, na Sertã, vai ser restabelecida parcialmente a partir deste domingo, dia 30, informou a Ascendi, empresa concessionária da via.

Em comunicado, a Ascendi refere que a circulação será restabelecida "a partir das 22h00 de domingo, ainda que com recurso a trânsito alternado", acrescentando que a conclusão dos trabalhos que permitirão a reabertura de ambas as faixas de rodagem deve ocorrer "até ao final do mês de abril".
Aquele troço está interditado à circulação automóvel desde o dia 13 de fevereiro, devido ao desmoronamento de uma barreira.

A Ascendi informara, a 27 de fevereiro, que o desvio de tráfego e os trabalhos de limpeza e reposição das condições de segurança da EN 238 iriam demorar cerca de dois meses, prazo justificado com a "complexidade" da intervenção.

Os autarcas da Sertã têm, desde então, feito notar às entidades competentes a necessidade da "rápida desobstrução" da via, defendendo também a "importância da sua requalificação".

O presidente da Câmara da Sertã, José Farinha Nunes, disse que a requalificação daquela via "iria resolver vários problemas e seria uma mais-valia para a ligação do concelho a outras vias e destinos", nomeadamente aos restantes municípios do Médio Tejo (região onde está inserida Sertã), à Estação Ferroviária do Entroncamento e aos portos de mar, para escoamento da madeira produzida naquele concelho.
Fonte: Diário Digital Castelo Branco