08 março 2014

Concelho de Monchique em Risco Máximo de Incêndio


O concelho de Monchique, no distrito de Faro, apresenta hoje risco máximo de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Já os concelhos de Aljezur, Vila do Bispo, Lagos e Portimão, também no distrito de Faro, estão sob risco muito elevado de incêndio.

Em risco elevado de incêndio, estão os concelhos de Gouveia, no distrito da Guarda, Barrancos e Odemira, no distrito de Beja, Lagoa, Silves, Loulé, São Brás de Alportel, Olhão e Faro, no distrito de Faro, adianta o IPMA.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente limpo, com o vento a soprar fraco a moderado do quadrante leste, soprando moderado a forte no Algarve e nas terras altas das regiões Centro e Sul, com rajadas até 60 km/h no barlavento algarvio. Prevê-se também neblina matinal em alguns locais das regiões Norte e Centro e um acentuado arrefecimento noturno nas regiões do interior.
Pequena subida da temperatura mínima nas regiões Norte e Centro, em especial no litoral.

Para os Açores, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros que poderão ser de granizo e possibilidade de trovoadas. Na Madeira, o céu estará muito nublado, com abertas a partir da manhã.

As temperaturas máximas previstas são de 21ºC em Lisboa, no Porto e no Funchal, 19ºC em Faro e 14ºC em Ponta Delgada


fonte: LUSA/IPMA