10 março 2014

Cinco concelhos de Faro em risco muito elevado de incêndio

Cinco concelhos do distrito de Faro apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, de acordo com informação disponível na página da Internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os concelhos de Aljezur, Monchique, Vila do Bispo, Lagos e Portimão no distrito de Faro estão hoje sob risco muito elevado.

De acordo com o IPMA, há também 17 concelhos dos distritos de Faro, Évora, Beja, Setúbal, Castelo Branco, Coimbra, Viseu, Porto e Viana do Castelo em risco elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, vento fraco a moderado do quadrante leste, sendo temporariamente de noroeste durante a tarde no litoral a norte do Cabo Carvoeiro, soprando moderado a forte no Algarve e nas terras altas da região sul até ao final da tarde, acentuado arrefecimento noturno e pequena descida da temperatura mínima.

Quanto às temperaturas, em Lisboa, Vila Real, Bragança, Beja e Faro 20 graus Celsius, Castelo Branco, Évora e Funchal 19, Viana do Castelo 23, Braga 24, Porto e Coimbra 22, Guarda e Ponta Delgada 15, Angra do Heroísmo 14 e Santa Cruz das Flores dezasseis.