18 março 2014

Cantanhede: Uma semana dedicada à defesa do ambiente

O Dia Mundial da Floresta (21 de Março) vai ser assinalado pelo Município de Cantanhede com cinco dias dedicados a acções de educação ambiental especialmente orientadas para diferentes setores da população, com particular incidência das crianças e jovens em idade escolar.

A Semana da Floresta começa hoje, 17 de Março, numa organização do Gabinete Técnico Florestal (GTF) do Serviço Municipal de Proteção Civil e Recursos Naturais (SMPCRNT) do Município de Cantanhede, em parceria com a INOVA, EM-SA. Parceiross da iniciativa são ainda a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, a Equipa de Proteção da Natureza e Ambiente da Guarda Nacional Republicana (EPNA-GNR), a Junta de Freguesia da Tocha (Equipa de Sapadores Florestais), a Organização Florestal Atlantis (OFA) e Alberto Jesus, apicultor da região.

Os objectivos passam por promover junto da população escolar do concelho a consolidação de conhecimentos sobre a floresta e o que ela representa para a comunidade e para o equilíbrio dos ecossistemas, fomentar a adoção de atitudes favoráveis à correta utilização dos recursos naturais, fortalecer a relação das crianças e jovens com o meio natural e consciencializar para a importância da gestão da floresta como fator de salvaguarda e preservação da biodiversidade.

Hoje, segunda-feira, 17 de Março, os 30 alunos da EB1 de Covões passaram “Uma Manhã com as Abelhas”, no sentido de os fazer perceber a forma como estas se organizam, o modo como produzem o mel e a importância da floreta para a vida destes animais. Da parte da tarde, serão as crianças da EB1 de Ourentã a estar em contacto com a problemática dos incêndios florestais e as causas que estão na sua origem numa ação em que poderão aplicar conhecimentos nesta matéria na função de Vigilantes por um Dia.

Amanhã, 18 de Março, a INOVA, EM-SA realiza visitas guiadas à Quinta de Agricultura Biológica e aos Viveiros Municipais, enquanto nas escolas EB1 de Sanguinheira e EB1 de Camarneira os alunos vão assumir o papel deBioexploradores e Conhecer as Árvores da Floresta com o apoio dos profissionais que trabalham no Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal.

Quem é Amigo da Floresta? é a designação da atividade que os técnicos do Serviço Municipal de Proteção Civil e Recursos Naturais vão levar a cabo no Jardim-de-Infância da Sanguinheira, dia 19 de Março, a qual inclui a representação de A Minha Amiga Árvore, pequena peça de teatro em torno da importância da árvore e da floresta. Também na manhã desse dia, funcionários da INOVA, EM-SA colocarão ninhos artificiais em algumas árvores da Praia Fluvial dos Olhos da Fervença.

A encerrar a Semana da Floresta, no dia 21 de Março, o Gabinete Técnico Florestal promove, em conjunto com a EB1 de Cantanhede Sul uma ação denominada A Floresta vai à Escola, que consiste numa exposição de materiais do espaço florestal, e de trabalhos que os alunos elaboraram sobre esta temática ao longo dos últimos anos. Durante a manhã, além da visita guiada pela exposição, as crianças vão vivenciar outras experiências, com destaque para o simulacro de incêndio na floresta, a demonstração do trabalho de silvicultura preventiva desenvolvido pelas equipas de sapadores florestais, uma campanha sobre as implicações que podem ter as infrações cometidas na floresta.

A iniciativa termina com a representação de uma peça de teatro e uma sessão de trabalhos manuais com a colaboração de professores, pais, avós e outros familiares e amigos. Paralelamente, técnicos da INOVA, EM-SA vão estar na Praça Marquês de Marialva com acampanha de sensibilização ambientalGestos Simples, no âmbito da qual oferecerão uma planta por troca de 10 quilos de papel ou 200 gramas de pilhas para reciclar.

As atividades organizadas no âmbito da Semana da Floresta culminam, na tarde de 21 de Março, com uma plantação de árvores nas EB1 de Vilamar e Corticeiro de Cima, na qual vão participar os alunos dos estabelecimentos de ensino envolvidos no programa Eco-Escolas, bem como as entidades parceiras neste programa de educação ambiental integrada em que a autarquia cantanhedense alcançou posição de relevo a nível nacional.


GIRP - CM Cantanhede