25 março 2014

Bombeiros Municipais assinalaram 234 anos de existência com “Quartel Aberto”


Os Bombeiros Municipais de Viana do Castelo comemoraram o seu 234º aniversário com um conjunto de atividades, com destaque para o “Quartel Aberto” na Praça Marques Júnior, onde estiveram em exposição e disponíveis para demonstração os carros daquela que é a terceira mais antiga corporação do país.

O programa de comemorações integrou ainda a eucaristia em memória dos Bombeiros Falecidos na Capela de S. Vicente e a romagem ao Cemitério, mas o ponto alto foi o Quartel Aberto, onde estiveram disponíveis viaturas e instrumentos utilizados pela corporação.


Os Bombeiros Municipais foram fundados em 22 de Março de 1780 com a designação original de Companhia da Bomba, sendo atualmente o terceiro mais antigo de Portugal, logo a seguir aos Sapadores de Lisboa e Porto. Tem como função e objetivo principal o salvamento e proteção de pessoas e bens, tendo como área de atuação o Município de Viana do Castelo a quem cabe a responsabilidade e intervenção prioritária, apoiando, no entanto, outros Corpos de Bombeiros fora deste sempre que solicitado pela estrutura da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

O corpo tem uma estrutura profissionalizada, possuindo veículos de combate a incêndios, veículos tanque, um veículo auto-escada com trinta metros, ambulâncias de socorro, viaturas de socorro e assistência estratégica, veículo de comando, um de apoio a mergulhadores, veículos de apoio diverso e bote de socorro e resgate. Em termos de capacidade intervenção, está preparado para incêndios, desobstrução e desencarceramento, matérias perigosas, salvamento em grande escala, ambiente subaquático e mergulho e ambientes de condições atmosféricas e anti-corte.


fonte: Local.pt