11 março 2014

Bastou uma semana apenas para tudo voltar!

Bastou uma semana apenas para tudo voltar!!! Uma semana de calor e o site a Autoridade Nacional de Protecção Civil começa a registar aumento dos números de ocorrências de incêndios e nós pensamos o que é que mudou? 

Nada!!!!! 

Os incêndios continuam e continuaram a acontecer, sejam este de forma negligente ou propositados, muitos por ventura da quantidade de licenças que as autarquias passam nesta altura para as pessoas fazerem as suas queimadas. 

Falando ao nível interno o que é que mudou na estrutura da Protecção Civil, ao nível dos bombeiros o que é que mudou? Desde o términos do último Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) nada foi feito a cerca da operacionalidade dos Homens no terreno. Os bombeiros continuam com o mesmo fardamento continuam com os mesmo veículos. Tudo está como estava e todas as questões que foram levantadas sobre a segurança dos fardamentos utilizados pelos Bombeiros continua na mesma. Estamos a perto do inicio de uma nova jornada de um novo DECIF e será que não houve tempo para resolver algumas destas questões??!? Será que só ao fim é que se vão lembrar disto?!?

Fica sempre tudo na mesmo e não adianta nada tentar mudar porque esta força é das mais baratas no país (para não dizer a mais barata), o tempo passa e não se vê melhorias e será que alguma vez vai haver? Será que a única forma de os governantes e também muitas das populações se lembrarem dos Bombeiros será com uma paralisação geral em todo o país e ir também para as ruas gritas que precisamos de mais e melhores condições para podermos fazer aquilo de forma gratuita amamos e damos a VIDA pelas populações?!?! 

Sem condições de trabalho muita das vezes condições precárias, mas mesmo assim vamos e não voltamos as costas as populações quando por vezes somos a última ajuda das mesma. Nós estamos lá todo o ano sempre disponíveis para ajudarmos e quando é que os outros estão disponíveis para nós?!?!?

Questões importantes têm de ser levantadas e repensadas na forma como vamos agir em mais um DECIF que está a chegar.... Continuamos e continuaremos sempre na mesma, pois só seremos lembrados pelas populações e pelos governantes quando precisam de nós. Como diz o povo, só se lembram da Santa Bárbara quando ouvem os trovões!!!!

Estamos esquecidos nesta estrutura da ANPC a qual só nos dá valor quando precisam urgentemente de nós....

Não adianta pensar que algo vai mudar ou que este ano é que vai dar a volta, não pois os incêndios vão continuar e nós vamos lá estar na mesma a lutar contra esta guerra....

Fica a minha visão, mais uma vez sobre estes assuntos.

Cumprimentos....


Carlos Morgado