08 março 2014

B. V. Sines: Iniciativa com Gás Natural

A Dianagás e os Bombeiros Voluntários de Sines acertaram uma parceria que resultou numa iniciativa distinta sobre gás Natural, que culminou com um simulacro com fogo real, numa conduta.

A iniciativa realizada no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Sines contou com a presença de Bombeiros sineenses e de Vila Nova de Santo André. A Formação teórica foi ministrada na noite de 5 de Fevereiro, sob a ”batuta” dos técnicos da Dianagás. No entanto o ponto alto foi o exercício realizado na noite de 12 de Fevereiro, com o cenário real de uma explosão, numa conduta de gás natural, na ZIL II em Sines.

O alerta foi dado por volta das 21 horas e para o local deslocaram-se meios dos Bombeiros Voluntários de Sines e Santo André, em conjunto com o piquete da Dianagás. Junto ao local da explosão encontrava-se um veículo ligeiro de passageiro acidentado. Os operacionais fizeram protecção da exposição do veículo, de modo a evitar a explosão do mesmo.

Aquando da chegada dos técnicos da Dianagás, foi feito o fecho da válvula de segurança da conduta e, em conjunto com os Bombeiros, procedeu-se à extinção do foco de incêndio, com uso de água e pó químico.
Este cenário foi simulado inúmeras vezes no mesmo exercício para que todos os Bombeiros e técnicos da Dianagás pudessem treinar a extinção do foco de incêndio na conduta, promovendo um excelente treino para todos os intervenientes.

A Dianagás teve uma grande preocupação na realização desta iniciativa, não fosse o facto da criação real de uma conduta de Gás Natural, que trouxe contornos reais a exercício.

No local estiveram também presentes a GNR de Sines, que ficou responsável pela sinalização da ocorrência, e a Protecção Civil Municipal, através do seu Vereador e Delegado.

De apontar a importância deste tipo de iniciativas, que têm um carácter muito específico, visto a impossibilidade de se fazerem regularmente exercícios com fogo real, principalmente tendo o gás natural como combustível. Deste modo, Bombeiros e Dianagás, acreditam que se tratou de uma formação extremamente importante e que dotam os operacionais de capacidades avançadas neste tipo de situações.

A Direcção da Associação dos Bombeiros Voluntários de Sines fez questão de estar presente na iniciativa, demonstrando um enorme orgulho e sentimento de cooperação, por receber nas suas instalações uma iniciativa que julgam tão importante para os Corpos de Bombeiros, tal como a sua eventual abertura para futuras iniciativas deste tipo.


A noite terminou com uma ceia oferecida pela Direcção da Associação, onde bombeiros, técnicos e directores puderam conviver e trocar eventuais referências sobre o exercício realizado.