26 fevereiro 2014

Tomar: Bombeiros voltam a comemorar 92 anos de existência. Anabela Freitas deixa mensagem

Os Bombeiros Municipais de Tomar assinalam, nesta segunda-feira, o 92º (nonagésimo segundo) aniversário, depois de no dia 28 de Janeiro a data já ter sido assinalada a propósito da apresentação pública da corporação. Criada oficialmente com a aprovação pelo executivo camarário da proposta de regulamento apresentada pelo vereador Gonçalves Ribeiro, e cuja deliberação data de 24 de Fevereiro de 1922, os bombeiros de Tomar passam a celebrar duas datas distintas.

Assim, por decisão da actual autarquia, o aniversário dos Bombeiros acontece a 24 de Fevereiro, sendo este ano assinalado com uma cerimónia adequada só no próximo sábado, integrada nas comemorações do dia 1 de Março. Na ocasião vão ser atribuídas as medalhas de ouro, prata e bronze, referentes ao número de anos de serviço a vários elementos da corporação. 

Para assinalar este facto, registo para uma mensagem que Anabela Freitas, presidente da autarquia nabantina, fez chegar à Hertz: 

«Por ocasião do dia que marca o início das comemorações dos 92 anos dos Bombeiros Municipais de Tomar. Hoje, dia 24 de Fevereiro, completam-se 92 anos desde que na reunião extraordinária da Câmara Municipal de Tomar, realizada na sala das sessões, hoje salão nobre do Palácio D. Manuel, foi "lido, discutido e aprovado o regulamento para a criação de uma corporação de bombeiros nesta cidade", conforme cópia autêntica, que pela primeira vez hoje vê a luz do dia. A importância deste singelo ato, tomado pela vereação dos anos vinte do século passado, relembra-nos da relevância que o dar "vida por vida" adquire neste tempo, nem sempre perene de solidariedade, onde a sociedade parece tomada, não pela marca da entreajuda, mas pela do egoísmo. Os Homens que naquele dia tomaram a importante decisão de criarem o nosso corpo de bombeiros, veriam em menos de um ano o mesmo tomar forma, depois de uma atribulada recruta capitaneada por um chefe de bombeiros sapadores do Porto. Passados 92 anos, iniciamos esta semana as comemorações deste aniversário, que terão um ponto alto e significativo no próximo dia da cidade, a 1 de Março, quando, no Quartel entretanto construído pelo labor e compromisso do povo e ajuda de muitos, dez novos recrutas que há dois anos iniciaram a aventura de quererem ser bombeiros forem promovidos a bombeiros de 3ª. O concelho de Tomar contará com eles a partir de sábado, como no passado contou com todos os que anteriormente se associaram à nossa corporação. As comemorações dos 92 anos dos Bombeiros Municipais de Tomar irão, ao longo deste ano, contar com diversos momentos, onde não serão esquecidas as importantes datas de 1 de Setembro de 1922, quando em plena recruta um pavoroso incêndio destruiu algumas habitações no centro da cidade e o dia 28 de Janeiro de 1923, no qual, em sessão extraordinária e pública da Câmara Municipal, foi à população apresentada a nova corporação, fundada precisamente neste dia 24 de Fevereiro. Aos atuais bombeiros do quadro de comando, ativo e de honra, bem como às famílias dos atuais e antigos bombeiros, a presidente da Câmara agradece o espírito de serviço pelos anos dados em prol dos outros, mais nada esperando em troca que não seja uma palavra de agradecimento. Por isso, em nome do povo de Tomar, obrigado aos Bombeiros».

Celebração no sábado - A celebração do aniversário dos Bombeiros Municipais de Tomar vai ter lugar na tarde do próximo sábado, dia 1 de Março, a partir das 15h30, integrada nas comemorações do Dia de Tomar.O programa consta de receção às entidades convidadas, com honras em formatura, às 15h15, dando-se início, um quarto de hora depois, às cerimónias, que contarão com condecorações de assiduidade e mérito e promoção dos estagiários a bombeiros de 3.ª classe. Às 16h30 terão lugar as intervenções dos convidados de honra, a que se seguirá a bênção das novas viaturas ao serviço (VSAT e ambulâncias). Finalmente, a partir das 18 horas, haverá desfile do corpo de bombeiros pela cidade.



fonte: Rádio Hertz