27 fevereiro 2014

Seminário Jornalistas e Bombeiros em cenário de catástrofes

A relação de comunicação entre os bombeiros e agentes de proteção civil e os jornalistas no teatro das operações dominou o seminário Jornalistas e Bombeiros em cenário de catástrofes, que decorreu dia 26 de fevereiro. No auditório do Museu do Bombeiro de Lisboa (RSB Colombo) compareceram cerca de 80 pessoas, entre bombeiros, agentes de proteção civil, autarcas e alunos de jornalismo, que ao longo de três horas ouviram vários profissionais de comunicação falarem sobre as suas experiências no terreno.

No debate foram abordadas as dificuldades dos jornalistas por um lado, de acederem às informações aquando das ocorrências; por outro, das dificuldades sentidas pelos agentes de proteção civil quando são contatados pelos jornalistas para prestar declarações em durante o socorro às ocorrências.

Neste debate, moderado pela jornalista Filomena Barros, participaram os jornalistas Henrique Mateus (TVI), Ricardo Conceição (RR), Sílvia Reis (Lusa), Salomé Pinto (Porto Canal) e Hugo Franco (Expresso).

Estiveram presentes, na sessão de abertura, Diretor Nacional de Bombeiros, Eng. Pedro Lopes, a Vogal da Direção da Escola Nacional de Bombeiros Eng. Susana Silva, o Comandante Operacional Nacional, Autoridade Nacional da Proteção Civil, Dr. José Manuel Moura, o 2º Comandante Operacional Distrital de Lisboa André Fernandes e o 2º Comandante do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa Major de Engenharia Tiago Lopes.