22 fevereiro 2014

Santa Comba Dão: REFER e CDOS promoveram Simulacro de Acidente Ferroviário (C/Video)


O balanço seria catastrófico não se tratasse de um simulacro de acidente ferroviário. No exercício, dois comboios, um de mercadorias e um de passageiros colidiram apos descarrilamento causando a morte de dois individuos e ferimentos, alguns graves, em mais de 2 dezenas. O alerta foi dado e em poucos minutos vários meios de socorro começavam a chegar para apoiar no sinistro.
 
O simulacro teve lugar na estação de caminhos de ferro de Santa Comba Dão, local onde durante mais de duas horas foram postos à prova os procedimentos e capacidade de resposta de aproximadamente uma centena de operacionais, apoiados por cerca de 3 dezenas de viaturas.
 
A iniciativa é da REFER e do Comando Distrital de Operações de Socorro de Viseu e contou com a participação do Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Santa Comba Dão.
 
Participaram no simulacro o INEM, com a montagem de um Posto Médico Avançado, a GNR, o Centro Humanitário de Viseu da Cruz Vermelha Portuguesa, com uma equipa de enfermeiros e equipa de Apoio Psicossocial, e as Corporações de Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão, Mortágua, Carregal do Sal, Cabanas de Viriato, Mangualde, Nelas, Canas de Senhorim e Tondela.
 
 
fonte: Dão TV