18 fevereiro 2014

Santa Comba Dão: REFER e CDOS promovem Simulacro de Acidente Ferroviário

referEsta sexta-feira na Estação de Caminhos de Ferro de Santa Comba Dão

A REFER e o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu promovem na próxima sexta-feira, 21 de fevereiro, um simulacro que terá lugar na Estação de Caminhos de Ferro de Santa Comba Dão. A iniciativa contará igualmente com a participação do Serviço Municipal de Protecção Civil (SMPC) da Câmara Municipal de Santa Comba Dão.

O simulacro vai ter lugar dia 21 de Fevereiro de 2014, com início marcado para as 10H30, e tme como objectivo «exercitar e testar os procedimentos internos de resposta operacional da REFER, CP, e da Takargo na mobilização e empenhamento de forças que apoiem o planeamento e conduta das operações ea adoptar em caso de acidente ferroviário». Ao nível do CDOS Viseu, pretende testar «o desencadeamento e monitorização dos meios de socorro necessários para fazer face um acidente desta tipologia e dimensão, avaliar a articulação dos meios envolvidos e planear, coordenar e conduzir as operações de acordo com o Sistema Integrado de Operações de Protecção e Socorro (SIOPS)».

Participam neste simulacro o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), com a montagem de um Posto Médico Avançado, a GNR, o Centro Humanitário de Viseu da Cruz Vermelha Portuguesa, com uma equipa de enfermeiros e equipa de Apoio Psicossocial, e as Corporações de Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão, Mortágua, Carregal do Sal, Cabanas de Viriato, Mangualede, Nelas, Canas de Senhorim e Tondela.

 

fonte: Dão TV