28 fevereiro 2014

Paulo Gil Martins: «No Começo de uma Nova "Vida"»

PARA…

Ana Rita Pereira, António Nuno Ferreira, Bernardo Figueiredo, Bernardo Cardoso, Cátia Pereira Dias, Daniel Preto Falcão, Fernando Manuel Reis, João Pedro Mendes, Joaquim Silva Mendes, Nivalda Lemos, Pedro Miguel Rodrigues

Portugal sem fogos depende de todos, mas tem dependido mais de alguns, e por isso a homenagem hoje realizada pelo MAI na sede da ANPC é também a nossa homenagem e o nosso testemunho de apreço, a todos os homens e mulheres que têm sabido dar as mãos, e agir irmanados permanentemente de um único objetivo – a defesa de um dos bens mais estratégicos do país – a nossa floresta. 

Homens e Mulheres simples e anónimos, e que de forma organizada e pronta se têm distinguido pela competência, firmeza, discrição, persistência e dedicação, com que levam a cabo as suas missões, colocando o seu esforço, o melhor deles próprios ao serviço dos outros, desinteressadamente, sem outra pretensão que não seja a honra do dever cumprido.

Se existe medida para a grandeza dos Homens e Mulheres ela revela-se na grandeza daquilo que cada um faz ou pode fazer. E um grande Homem ou Mulher é sempre aquele que realiza coisas maiores do que ele próprio, que se ultrapassa, que se dá aos outros, que se dá à comunidade, que dá a sua vida pela vida dos outros.

A homenagem de hoje, intensamente sentida e emocionante, aos que tombaram no cumprimento da exigente e desgastante missão de combater incêndios florestais, fala por si de forma mais eloquente que todas ou quaisquer palavras.

Não estive presente como gostava, compreenderão porquê, mas mesmo assim, Ana Rita Pereira, António Nuno Ferreira, Bernardo Figueiredo, Bernardo Cardoso, Cátia Pereira Dias, Daniel Preto Falcão, Fernando Manuel Reis, João Pedro Mendes, Joaquim Silva Mendes, Nivalda Lemos Pedro Miguel Rodrigues, não posso deixar de me associar a todos os que direta ou indiretamente usufruíram da vossa atuação, da vossa generosidade, das vossas capacidades… e a todos os vossos familiares e amigos…

Quero dizer-vos Ana Rita Pereira, António Nuno Ferreira, Bernardo Figueiredo, Bernardo Cardoso, Cátia Pereira Dias, Daniel Preto Falcão, Fernando Manuel Reis, João Pedro Mendes, Joaquim Silva Mendes, Nivalda Lemos Pedro Miguel Rodrigues, neste dia... onde quer que estejam… em nome de todos nós…
 

MUITO OBRIGADO…


Paulo Gil Martins