19 fevereiro 2014

Jornadas de Protecção Florestal

Realizou-se no passado dia 15 de Fevereiro, durante a manhã as Jornadas de Protecção Florestal. Decorreram na antiga Escola Primária de Vale da Pereira, localidade pertencente à Freguesia de Santo André das Tojeiras, Concelho de Castelo Branco.

Estas Jornadas foram promovidas numa parceria da Câmara Municipal com algumas Juntas de Freguesia (nomeadamente Sarzedas e Santo André das Tojeiras).

Estiveram presentes diversas entidades, tais como INCF (Instituto de Conservação da Natureza e Floresta), GNR – SEPNA (Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente), PSP, Serviço Municipal de Protecção Civil, Gabinete Técnico-Florestal, entre outros representantes. Esteve também presente uma Associação Florestal com sede em Sarzedas. A nível de órgãos governativos, marcou presença o Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco e os presidentes das Juntas de Freguesia envolvidas na organização deste encontro.

O público presente caracterizou-se por ser maioritariamente idoso, estando entre estes vários profissionais e futuros técnicos, tanto na área da Protecção Civil como na área Florestal.

Foi apresentado temas diversos como legislação acerca de matos em zonas urbanas em forma de sensibilização e informação para os habitantes daquela localidade e demais presentes na sala. Falou-se sobre a questão do Nemátodo da madeira do Pinheiro, as novas pragas nos eucaliptos e ainda a prevenção de incêndios florestais. As entidades presentes distribuíram vários panfletos informativos sobre as matérias abordadas.

As jornadas seguiram-se de um almoço onde participaram tanto oradores como público. A organização deste tipo de eventos por parte das autarquias demonstra uma cultura de protecção civil em brando crescimento, sendo que estes encontros promovem não só uma troca de ideias, mas também um meio de aprendizagem para aqueles que lidam diariamente principalmente com a Floresta.