27 fevereiro 2014

Incêndios: Portugal quer comprar dois aviões canadair para combate a incêndios

O ministro da Administração Interna disse hoje, no Parlamento, que o Governo quer comprar dois aviões canadair de combate a incêndios florestais. Esta aquisição, explicou o governante citado pela rádio Renascença, será feita através dos fundos comunitários.

Miguel Macedo esteve hoje no grupo de trabalho para Análise dos Incêndios Florestais, no Parlamento, e anunciou que está nos planos do Governo a aquisição de dois aviões canadair de combate a incêndios.

Cada avião tem um custo de 37 milhões de dólares e o Executivo conta com os fundos comunitários para puder adquirir estes meios de combate a incêndios florestais.


Macedo frisou que só no final do mês de março terá uma “resposta mais conclusiva sobre este processo”, mas afirmou-se esperançado de que tudo corra bem.



O ministro lembrou que no passado Portugal optou por não adquirir nenhum avião canadair, mas agora, sublinhou, “há um consenso” de que o país “precisa de ter, pelo menos, um aparelho canadair”.



O Estado conta com seis helicópteros pesados kamov e três helicópteros de transporte e utilitário, mas nenhum canadair. A vaga de incêndios florestais que o ano passado atingiu o páis levou o Governo a pedir a ajuda dos parceiros europeus que enviaram aviões canadair.



fonte: Noticias ao Minuto