24 fevereiro 2014

III Semana da Protecção Civil de Cascais

A Câmara Municipal de Cascais e o CascaiShopping promovem pelo terceiro ano consecutivo, de 24 de fevereiro a 2 de março, a Semana da Proteção Civil de Cascais, uma ação que pretende envolver toda a população, sensibilizando crianças e adultos para um melhor conhecimento do Plano Municipal de Emergência e para a necessidade de uma cultura de prevenção e planeamento de emergência. O evento assinala também o Dia Internacional da Proteção Civil, que se celebra a 1 de março.
 
Sob o tema “Cascais: Por uma cultura de prevenção e de planeamento de emergência”, a Semana da Proteção Civil de Cascais arranca dia 24 de fevereiro, estando agendada para as 15h00 a abertura oficial do evento, que contará com a presença de Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Luís Vilhena de Mendonça, diretor do CascaiShopping, e de altos representantes das entidades presentes (ver final do texto). Na ocasião, os Bombeiros Voluntários do concelho de Cascais executam um exercício de desencarceramento para mostrar à população como são concretizados todos os procedimentos, terminando a sessão inaugural com a atuação da banda sinfónica da PSP.
 
Tal como nos anos anteriores, o CascaiShopping vai ser o grande placo de um conjunto alargado de atividades envolvendo várias corporações de bombeiros, nomeadamente demonstrações de salvamento em grande ângulo (por ex: salvamento nos pisos superiores de um prédio), técnicas de salvamento, de desencarceramento e em Suporte Básico de Vida, demonstrações do Grupo de Intervenção Cinotécnica da GNR, do grupo de Inativação de Explosivos no Subsolo da PSP, realização de workshops, passeios a cavalo e de charrete com a GNR. 
 
Ainda patente vai estar uma exposição para dar a conhecer os diversos agentes e entidades integrantes do sistema municipal de Proteção Civil.
 
Dia 28 de fevereiro, entre as 9h00 e as 12h00, na sala de cinema Zon Lusomundo do CascaiShopping e aberto ao público,  tem lugar o seminário “Fenómenos extremos e tsunamis em Cascais“ durante o qual será analisada a situação em Cascais e o que pode e deve ser feito para minimizar o impacto de um fenómeno desta natureza. Entre os oradores vão estar Miguel Miranda, presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Maria Ana Batista, investigadora do Instituto Dom Diniz, José Manuel Mendes, investigador do Centro de Estudos Sociais, Pinto Moreira, Comandante da Capitania do Porto de Cascais, e Celso Pinto, porta-voz da Agência Portuguesa do Ambiente. 
 
Durante a semana, de manhã, o evento irá proporcionar uma formação especial a mais de 1.200 alunos das escolas do concelho que vão assistir à sessão de sensibilização “Mochila de Emergência e 112”, promovida pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Cascais e pelo Instituto Nacional de Emergência Médica. Ainda durante a semana, da parte da tarde, para que os mais pequenos percebam melhor como vestir a pele de peões ou automobilistas, estará disponível uma pista de trânsito da responsabilidade da PSP, dando enfâse à importância da segurança rodoviária.
 
No fim de semana vão ter lugar workshops dirigidos à população com inscrições a decorrer durante a semana nos stands das entidades ou junto da Serviço Municipal de Proteção Civil de Cascais. Um, dirigido a adultos, será dedicado ao resgate de pessoas em situação de risco e conta com a participação da BARC - Brigada Autónoma de Resgate Canino. Outro, visa ensinar de forma lúdica como devem as crianças agir em situação de emergência e é dirigido pela ANAFS - Associação Nacional dos Alistados das Formações Sanitárias.
 
Para o presidente da autarquia, Carlos Carreiras, “esta iniciativa permite informar, sensibilizar e formar a população sobre medidas e comportamentos importantes de autoproteção, visando dinamizar uma cultura de segurança no nosso concelho”.
 
“É o terceiro ano que recebemos a Semana da Proteção Civil de Cascais, ação que se apresenta como um compromisso do centro para com a comunidade local, informando e sensibilizando para questões tão importantes como a segurança e a proteção. Ano após ano, temos vindo a captar a atenção de mais pessoas, dando a conhecer o excelente trabalho que as entidades presentes neste evento fazem em prol do bem estar da população”, salienta Luis Vilhena de Mendonça, diretor do CascaiShopping
 
Este ano, a Semana da Proteção Civil conta com a participação de várias entidades, entre as quais se destacam o Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Cascais, ACES Cascais – Autoridade de Saúde, ARLC – Associação de Rádio Amadores da Linha de Cascais, Associação de Guias de Portugal, ANAFS - Associação Nacional dos Alistados nas Formações Sanitárias, BARC - Brigada Autónoma de Resgate com Cães, Bombeiros Voluntários de Alcabideche, Cascais, Carcavelos, Estoril, Parede e São Domingos de Rana, CERU – Centro de Estudos de Riscos Urbanos, Escuteiros Católicos, Escoteiros de Portugal – Grupo 12 Sassoeiros, Exército, Farmácia Alcoitão, FNAC, GNR - Guarda Nacional Republicana, Instituto Dom Luiz, INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica, Motoclube de Cascais, Polícia Marítima de Cascais (Marinha), Polícia Municipal de Cascais, PSP - Polícia de Segurança Pública, SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e Worten.   
 
 
PROGRAMA DETALHADO DA III SEMANA DA PROTEÇÃO CIVIL DE CASCAIS (ver folheto)
 
De 24 a 27 de fevereiro:
11h00 | Sensibilização SMPC e INEM: “Mochila de Emergência e 112” - escolas
10h00-12h00 | GNR: Unidade de Segurança e Honras de Estado (Passeio a cavalo)
14h00-18h00 | Pista de trânsito para crianças (piso 1, em frente à Zara)
 
De 24 de fevereiro a 2 de março 
17h00 às 22h00 | ANAFS Avaliação de parâmetros vitais 
10h00 às 22h00 | Exposição de Agentes de Proteção Civil, Piso 0 e 1
 
24 de fevereiro
15h00 | Inauguração da Semana da Proteção Civil “ Cascais: por uma cultura de prevenção e de planeamento de emergência”, com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Cascais
15h30 | Bombeiros do concelho -Exercício de desencarceramento – Praça A
18h00 | PSP – Atuação da Banda Sinfónica
 
25 fevereiro
15h00 | GNR- Demonstração do GIC (Grupo de Intervenção Cinotécnica) 
 
28 fevereiro
9h00-12h00 | Seminário “Fenómenos extremos e tsunamis em Cascais “, Sala de cinema
12h15 | PSP – Demonstração do CIESS (Centro de Inativação de Explosivos no Subsolo)
18h00 | Bombeiros Cascais: Demonstração de salvamento em grande ângulo, interior
 
Fim de Semana | Atividades a decorrer em espaço aberto junto ao Toys r’ Us ou em zona coberta na Praça A de acordo com as condições atmosféricas
 
1 março
10h00 | ANAFS – Workshop “5 Gestos”, 45m. Inscrições durante a semana no stand da ANFS – Associação Nacional dos Alistados das Formações Sanitárias 
11h00 | Bombeiros do Estoril: Demonstração de Técnicas de Salvamento e Desencarceramento
11h30 | BARC: Workshop 
15h00 | PSP: Demonstração do GOC (Grupo Operacional Cinotécnico)
15h00-17h30 | GNR: Passeio de charrete
14h00-15h00 | Bombeiros de Alcabideche, Cascais, Estoril, Parede Carcavelos e São Domingos de Rana : “Mass Training Suporte Básico de Vida”
16h00 | PSP - Atuação da Banda Sinfónica
17h00 | Bombeiros da Parede – Demonstração de Técnicas Suporte Básico de Vida
18h00 | Motoclube Cascais – Acidentes de mota
 
2 março
10h00 | ANAFS – Workshop “5 Gestos”, 45m. Inscrições durante a semana no stand da ANFS – Associação Nacional dos Alistados das Formações Sanitárias
11h00 | Bombeiros do Estoril e Bombeiros da Parede | Demonstração de Técnicas de Desencarceramento e Suporte Básico de Vida
11h30  | BARC – Brigada Autónoma de Resgate Canino: Workshop Inscrições durante a semana no stand da entidade
15h00 às 17h30 | GNR: Passeio de charrete
14h00 às 15h00 | Bombeiros de Alcabideche, Cascais, Estoril, Parede Carcavelos e São Domingos de Rana : “Mass Training Suporte Básico de Vida”
15h00  | GNR: Demonstração em cenário de catástrofe (GIPS/ GIC)
17h00 | GNR: Atuação do Quarteto de Cordas (no auditório da FNAC)
18h00 | Bombeiros de Cascais: Demonstração de salvamento em grande ângulo (interior)
 
Organização: Câmara Municipal de Cascais e Sonae Sierra.