09 fevereiro 2014

Fogos no sul da Austrália consomem habitações

As autoridades australianas ordenaram hoje a evacuação de várias localidades e emitiram vários alertas, devido  aos incêndios florestais que lavram nos estados do sul do país, nomeadamente  em Vitória, e já causaram a destruição de muitas habitações.   

reuters

Os incêndios em Vitória foram alimentados pelo vento e por temperaturas  que chegam aos 40 graus Celsius, afetando as várias áreas nos arredores  de Melbourne e East Gippsland, no zona leste de Vitória, para onde já foram  dadas ordens de evacuação de muitas comunidades em Buchan.

Em zonas como Egans Road, a Autoridade para os Incêndios Florestais  alertou os moradores de que já tarde demais para evacuarem a área e pediu  para se refugiarem em casa, explicando que existe uma dezena de incêndios  fora de controlo e que já consumiram várias habitações.

O porta-voz da autoridade, Tony Bearzatto, disse que estão mobilizados  600 bombeiros, 200 autotanques e vários hidroaviões no combate aos incêndios  em Gippsland, que estão a ser alimentados por "condições horríveis", com  muito vento a soprar durante o dia todo.

O ministro responsável pelas emergências, Kim Wells, disse que os bombeiros  de Nova Gales do Sul e Nova Zelândia vão reforçar a equipa que está em "alerta  máximo".

Enquanto isso, no vizinho Estado de Austrália do Sul os bombeiros trabalharam  toda a noite no combate a um incêndio na cidade de Bangor, nas montanhas  do sul da Flinders, que arde há 25 dias.

As autoridades declararam nesta região vários alertas e evacuaram muitos  feridos que foram transportados para o hospital da localidade de Laura.



fonte: Lusa