28 fevereiro 2014

Comandante António Simões: Dia Mundial da Protecção Civil

O Dia Mundial da Protecção Civil, é comemorado todos os anos a 1 de Março, dia em que entrou em vigor a Constituição da Organização Internacional de Protecção Civil – OIPC, também conhecida pela sigla anglo-saxónica ICDO (International Civil Defence Organisation), com sede em Genebra.

Em Portugal, e em cada área de atuação própria, os Bombeiros constituem-se como o principal agente de proteção civil, com responsabilidades não apenas nas missões concretas da proteção e do socorro, mas também nas áreas da prevenção e da sensibilização e informação pública, como, aliás decorre da legislação em vigor e dos Estatutos próprios de cada Associação.

As Associações Humanitárias e os Corpos de Bombeiros são detentores de recursos humanos altamente qualificados, com espirito solidário e humanista, e partilham um espaço privilegiado de intervenção pública, junto das crianças e dos jovens, das escolas e da sociedade, inigualável no espaço universal.

É este capital de credibilidade e este espaço de intervenção, que não pode ser desperdiçado, mas deve, isso sim, ser potenciado e elevado ao seu expoente máximo para que possamos abraçar outro modelo alicerçado numa nova cultura que se quer muito mais de prevenção do que de reação.

É neste contexto, que a Federação dos Bombeiros do Distrito de Coimbra, convida a população em geral a visitar os Quartéis dos Bombeiros e associar-se às ações de impacto público relacionadas com a proteção civil, que visem essencialmente este novo paradigma.



Comandante António Simões
Presidente da Federação dos Bombeiros
do Distrito de Coimbra