19 fevereiro 2014

Bombeiros Sempre Presentes

BombNeste últimos dias surgiram na comunicação social várias notícias que confirmam o que todos já sabemos: os bombeiros são indispensáveis ao apoio e assistência às populações, tanto no que concerne às suas missões legais como às novas missões que a envolvente social começa a impor como novas emergências.

Uma dessas notícias informa-nos que os Bombeiros Voluntários da Guarda, há dois dias, ajudaram instituições sociais daquele município a entregar refeições ao domicílio a cerca de 80 idosos, devido a problemas de circulação causados pela neve.

"Os centros de dia têm veículos normais e precisam do apoio de veículos todo o terreno para que as refeições cheguem junto dos idosos que por elas aguardam", disse o comandante dos Voluntários da Guarda, Paulo Sequeira, em declarações à Agência Lusa.

"As instituições contactam-nos sempre para fazer esse tipo de trabalho. Já estamos preparados para, em dias de neve, conseguirmos responder da melhor forma", disse.

Segundo Paulo Sequeira, os voluntários também foram solicitados a transportar profissionais para as unidades de saúde da cidade da Guarda, a auxiliar os condutores dos veículos que ficaram bloqueados pela neve e a apoiar o Serviço Municipal de Protecção Civil na limpeza de acessos com a utilização do novo veículo limpa-neves.

Os bombeiros da Guarda envolveram cerca de 25 elementos e nove veículos, que continuam de prevenção face à possibilidade de continuar nos próximos dias.

Alguns fundamentalistas questionam estas missões, dizendo que os bombeiros servem é para apagar fogos e socorrer doentes. Se esta tese vingasse estávamos na presença da morte anunciada dos Bombeiros Voluntários em Portugal. Felizmente que os “dito cujos” ficam a falar sozinhos.


Duarte Caldeira 
     Repórter Caldeira