08 janeiro 2014

Rotary Club Estoi Palace Internacional entrega ambulância aos bombeiros de São Brás de Alportel

O Rotary Club Estoi Palace International vai entregar uma nova ambulância aos bombeiros voluntários de São Brás de Alportel, em cerimónia marcada para 18 de janeiro, às 12:00 horas, nas instalações da corporação.

A ambulância era considerada um equipamento necessário para uma corporação que serve um concelho com pequenas aldeias e casas isoladas, muitas apenas acessíveis por estradas de terra em muito mau estado.

“Apenas uma das cinco ambulâncias [da corporação] está devidamente equipada para administrar o tratamento necessário durante a transferência de pacientes até ao Hospital de Faro”, lembra o Rotary Club de Estoi.

Sem orçamento para novos equipamentos, em 2012 a comunidade local começou a realizar atividades de angariação de fundos, conseguindo angariar cerca de 4000 euros para poderem comprar uma ambulância, ainda longe do valor necessário, cerca de 60 mil euros.

“Deste modo, quando o Rotary Clube Estói Palace International soube dos esforços que estavam a ser feitos pela comunidade local, abordou os bombeiros voluntários de São Brás de Alportel sobre a possibilidade de fornecer-lhes uma nova ambulância”, informa o clube rotário.

Um plano de financiamento foi desenvolvido para proceder à aquisição e doação de uma nova ambulância devidamente equipada, no valor total de 54.602 euros.
O coordenador do Rotary Clube Estoi Palace International, Chris Garner, contactou outros clubes rotários de diversos distritos, obtendo-se os fundos necessários através de um esquema de concessão correspondente da Fundação Rotary.

Assim, o Rotary Clube Estói Palace International decidiu realizar uma festa de beneficência de golfe, muito bem sucedida, no belíssimo campo de golfe do Monte Rei Golf & Country Club em Vila Nova de Cacela, em agosto de 2013, cujos fundos angariados reverteram para o plano da ambulância.

No final do verão passado, a concessão correspondente ao valor da ambulância foi aprovada pela sede da Fundação Rotary, em Chicago, nos Estadios Unidos, e o Rotary Clube Estói Palace International foi auxiliado com doações de outros clubes para alcançar o objetivo final.

Com todo o financiamento necessário, a ambulância foi encomendada à empresa Auto Ribeiro, sediada no Porto.

No dia 18 de janeiro, será realizada, pelas 12:00 horas, a cerimónia oficial da entrega da nova ambulância aos bombeiros voluntários de São Brás de Alportel nas suas instalações, seguindo-se um almoço com a presença de várias autoridades locais e demais convidados.

 

por Diário Online