24 janeiro 2014

Quartel dos Bombeiros de Santo Tirso nos finalistas de "Archdaily Building of the Year 2014",

© Joao Morgado – Architecture PhotographyOnze projectos portugueses, alguns de arquitectos como Siza Vieira e Aires Mateus, estão na lista dos 70 finalistas seleccionados para o prémio internacional de arquitectura "Archdaily Building of the Year 2014", hoje divulgados online.

Os projectos finalistas foram seleccionados entre mais de 3500 obras de todo o mundo, organizados por 14 categorias, e estão disponíveis para votação no sítio www.achdaily.com.

Fundada em 2008, a ArchDaily existe como plataforma de informação internacional da área da arquitectura, nomeadamente projectos, produtos, eventos, entrevistas e concursos.

O Prémio Archdaily Edifício do Ano 2014 tem como objectivo reconhecer os arquitectos cujas obras mais impressionaram os visitantes do sítio online.

Entre os finalistas portugueses para o prémio de edifício do ano 2014, na categoria de Edifícios Públicos, destaca-se o Quartel de Bombeiros de Santo Tirso do arquitecto Álvaro Siza Vieira e, em Cultura, a Casa das Artes de Miranda do Corvo, projectada pelo gabinete FAT - Future Architecture Thinking.

Na categoria de Reabilitação, estão para votação o Chalet das Três Esquinas, em Braga, desenhado pelo arquitecto Tiago do Vale, e um Centro Desportivo em Coimbra, da autoria de Comoco.

Na categoria Educacional está o projecto da Escola Secundária de Sever do Vouga, do gabinete Pedro Domingos Arquitectos, bem como a Escola Braamcamp Freire, em Lisboa, do ateliê CVDB Arquitectos.

Na categoria Saúde estão as Residências de Alcácer do Sal, um projecto assinado pela dupla Aires Mateus, em Hospitalidade, a De Lemos Guesthouse, de Carvalho Araújo, assim como a Tree Snake Houses, projecto de Luís e Tiago Rebelo de Andrade.

As Casas no Bom Sucesso, criadas por Inês Lobo Arquitectos, estão na categoria Habitação, e o Consexto Lab, no Porto, ficou na categoria Interiores.

Na plataforma, com 300 mil visitas diárias, os arquitectos podem divulgar as suas obras por todo o mundo, tornando-o o "website" mais prestigiado na divulgação de arquitectura.

Este prémio visa reconhecer os arquitectos cujas obras mais impressionaram os visitantes do sítio Archdaily.

Os projectos finalistas encontram-se em votação "online" até ao final do dia 31 de Janeiro.

Lusa/SOL

Não deixe o seu voto passar em Branco, clique nesta ligação e Vote: http://www.archdaily.com/building-of-the-year/us/2014/candidates/45411