16 janeiro 2014

Previsão de sexta-feira negra com chuva e vento fortes

A Proteção Civil emitiu um alerta de mau tempo para sexta-feira. Chuvas fortes e vento com rajadas superiores a 100 km/hora aconselham a cuidados a quem tem de andar na rua, prevendo-se a ocorrência de "fenómenos extremos de vento", como o que ocorreu em Paredes no início do ano.

A acalmia meteorológica que se regista desde o início da tarde desta quinta-feira é a bonança que antecede a tempestade prevista para sexta-feira, de norte a sul do país, com previsão de queda de neve, agitação marítima e chuva e ventos fortes.

Para o litoral norte e centro, prevê-se "precipitação localmente intensa", acompanhada de queda de granizo e rajadas de vento, podendo variar entre os 60 e os 100 km/h, entre a meia-noite e as 9 horas da manhã de sexta-feira. É "expectável a ocorrência de fenómenos extremos de vento", similares ao que destruiu cerca de 50 casas e algumas fábricas em Paredes, a 4 de janeiro.

A partir das nove horas, o mau tempo desloca-se para sul, com níveis de precipitação e força de vento idêntica, sendo possível a ocorrência dos mesmos fenómenos extremos.

Em face desta previsão, a Protecção Civil recomenda a adoção de medidas de prevenção, como ter especial cuidado na circulação junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, e na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a inundações rápidas.

Entre os cuidados a ter, é conveniente garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água.