28 janeiro 2014

INEM instalado em pavilhão cedido pela União das Freguesias de Ferreiros e Gondizalves

55888_230x180O Pavilhão Municipal de Ferreiros alberga, desde os passado dia 25 de Dezembro, os serviços do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).



O espaço foi cedido gratuitamente pela Junta de Freguesia da União das Freguesias de Ferreiros e Gondizalves. “Recebemos comunicação do vice-presidente da Câmara Municipal de Braga sobre se tinhamos um espaço disponível para acolher o INEM. Dois dias depois vieram cá dois técnicos e verificaram as boas condições do local”, disse João Costa, o presidente da Junta da União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves.

O INEM ocupa uma das salas do pavilhão, anteriormente destinada a reuniões e formações.

“Achamos por bem que este serviço público é mais vantajoso do que as formações. Orgulha-nos ter aqui a equipa do INEM”, salientou João Costa.

De acordo com o autarca, os serviços do INEM vão funcionar todos os dias das 8 horas à meia noite. A ambulância fica estacionada na entrada principal do pavilhão.

O responsável pelos meios próprios do INEM em Braga, José Carlos Afonso, acrescentou que “em termos operacionais o local faz com que estejamos com maior área de proximidade. Estamos num extremo mas muito próximo da cidade e das freguesias limítrofes, devido às excelentes acessibilidades”. Refira-se que o pavilhão está próximo da variante de Braga que dá acesso à cidade através da zona da Estação da CP e às auto-estradas o que, diz José Carlos Afonso, permite uma “intervenção em tempo útil e uma resposta mais rápida”.

O mesmo responsável aproveitou para lançar um pedido de consciencialização da população: “Os meios do INEM são para situações de risco de vida imediato e não para realizar transportes que não sejam de emergência. Em caso de emergência real, respondam a todas as perguntas do técnico”, solicitou José Carlos Afonso.

 

por Correio do Minho