27 janeiro 2014

Incêndio destrói fábrica

O edifício da antiga fábrica de cobertores Macal, em S. Simão de Novais, Vila Nova de Famalicão, foi totalmente destruído por um incêndio de origem desconhecida, anteontem à noite. A quantidade de matéria-prima era quase residual, mas a estrutura ficou irrecuperável. A GNR foi ao local, mas a investigação será entregue à Polícia Judiciária.

O alerta para os bombeiros foi dado pouco depois das 19h30, mas os soldados da paz acreditam que a deflagração tenha ocorrido algum tempo antes. "Como as paredes são de chapa dupla, deverá ter demorado algum tempo até que se tornasse visível", disse ao CM o comandante dos Bombeiros Voluntários de Famalicão, Francisco Sampaio.

A fábrica está desativada há vários anos e tem sido alvo de vários furtos e atos de vandalismo, no entanto, as autoridades dizem ser ainda prematuro fazer uma ligação entre o incêndio e esses atos.

Devido às elevadas temperaturas no interior da fábrica - construída totalmente em metal -, a estrutura cedeu e a cobertura desabou. O combate às chamas foi feito pelas corporações de bombeiros de Riba d'Ave, Famalicão e Famalicenses, num total de 55 elementos e 18 carros.

 

por Fátima Vilaça / CM