29 janeiro 2014

EUA: menino herói de Penfield tem Funeral com Honras de Bombeiro

menino_heroiO menino que salvou seis pessoas antes de morrer num incêndio, em Penfield (EUA), vai ter um funeral como “um bombeiro caído em combate”. Os Bombeiros de Penfield nomearam Tyler J. Doohan como ‘bombeiro honorário’ e vão atribuir-lhe um capacete personalizado.

Tyler J. Doohan vai ter um funeral como qualquer outro “bombeiro caído em combate”, apesar de ter perdido a vida com apenas 8 anos. A garantia foi dada pelo comandante dos Bombeiros de Penfield (EUA), a localidade onde o menino salvou seis pessoas antes de ser apanhado pelo fogo que deflagrou na autocaravana onde dormiam.

“Este jovem atuou com muita coragem e bravura para tentar salvar o tio, depois de salvar outros membros da família. Mostrou valor, força e pagou o derradeiro sacrifício. Queremos homenageá-lo de forma a que a família e os amigos se recordem sempre dele como um herói”, justificou Chris Ebmeyer, citado pela CNN.

A dimensão do gesto heróico de Tyler J. Doohan levou à criação de uma recolha de fundos online para custear o funeral. O menino vai ter “o serviço fúnebre que merece”, como refere o texto da recolha de fundos: já foram angariados mais de 60 mil dólares (mais de 43 mil euros). Os Bombeiros de Penfield nomearam o menino herói como ‘bombeiro honorário’ e vão entregar à família um capacete personalizado.

A criança tornou-se num herói ao salvar seis pessoas de um incêndio na autocaravana onde dormiam, só que perdeu a vida ao tentar salvar uma sétima, o tio acamado. O fogo vitimou também o avô da criança. Tyler J. Doohan acordou e salvou a avó, a tia e três primos, dois dos quais ainda crianças.