29 janeiro 2014

Cascais esclarece sobre ação de fogo controlado na Encosta da Peninha

Camara_Municipal_de_Cascais_-_1M240313Durante o mês de fevereiro vai realizar-se a queima de duas pequenas áreas da Serra, na Encosta da Peninha, através da técnica de fogo controlado

 

Esta ação visa reduzir a vegetação espontânea em parcelas pré-definidas, com o intuito de diminuir a perigosidade dos incêndios florestais no verão, em particular na designada época crítica ou época especial de incêndios.

O fogo controlado é uma técnica ancestral que não prejudica o meio ambiente, fauna, flora ou solos. As parcelas a intervencionar são devidamente preparadas com a instalação de faixas de proteção para que toda a operação decorra com a segurança necessária.

No dia da realização desta ação estarão presentes elementos dos corpos de bombeiros, garantindo o acompanhamento do processo e as inerentes condições de segurança, esclarece, em comunicado, Câmara Municipal de Cascais.

E neste âmbito, para um melhor esclarecimento sobre todo este processo realiza-se uma sessão pública no dia 31 de janeiro, às 21h00, na Sociedade de Instrução e Recreio de Janes e Malveira, onde toda a população pode participar.

A autarquia apela assim à presença dos interessados, tendo por finalidade de melhor compreender esta iniciativa, que tem como objetivo final a proteção de pessoas e bens, no respeito pelos valores ambientais e ecológicos do Parque Natural de Sintra-Cascais.


fonte: Desporto na Linha