17 janeiro 2014

Cascais: bombeiros chamados devido a forte queda de granizo

Estradas da Parede ficaram cheias de gelo

Uma forte precipitação de granizo deixou esta sexta-feira as estradas da Parede, concelho de Cascais, cheias de gelo e levou a diversos pedidos de auxílio aos Bombeiros Voluntários.

De acordo com fonte dos bombeiros da Parede, a grande precipitação ocorreu cerca das 7:30, e o quartel começou «a receber muitos pedidos de auxílio», sobretudo devido a inundações.

Segundo a mesma fonte, apesar do gelo nas estradas as vias não ficaram condicionadas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu um alerta amarelo para o continente entre as 00:00 de hoje e as 20:00 de sábado devido à previsão de precipitação, queda de neve, agitação marítima e vento forte.

A ANPC informa na sua página na Internet que, face à previsão de mau tempo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), foi emitido um alerta amarelo, que prevê «ocorrência de fenómenos, que não sendo invulgares, podem representar um dano potencial para pessoas e bens».

Está também prevista precipitação localmente intensa acompanhada de queda de granizo, rajadas fortes, podendo variar entre os 60 e os 100 quilómetros/hora, sendo expectável a ocorrência de fenómenos extremos de vento.

De acordo com a ANPC, espera-se que a partir de sábado haja um gradual desagravamento das condições meteorológicas.

Perante o agravamento da situação meteorológica, a Proteção Civil alerta para o piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água, possibilidade de cheias rápidas em meios urbanos e de inundações por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis, danos nas estruturas montadas ou suspensas e possíveis acidentes na orla costeira e quedas de ramos ou árvores.

Fonte: TVI24