17 janeiro 2014

Bombeiros limpam gelo das estradas de Carnaxide

Os bombeiros de Carnaxide, concelho de Oeiras, foram hoje chamados para responder a pedidos de auxílio devido a inundações, após a forte queda de granizo que ocorreu ao início da manhã, disse à Lusa fonte da corporação.

naom_507ea497aaa2b

Segundo a mesma fonte, encontram-se fora do quartel cinco viaturas e 25 elementos dos Bombeiros Voluntários de Carnaxide, apoiados pelos serviços municipais, para a limpeza das vias que ficaram cobertas de gelo.

"Há inundações pontuais, mas as sargetas também já foram desentupidas", adiantou a mesma fonte.

Também Albarraque, Queluz e Cacém, no concelho de Sintra, foram afetadas pela queda de granizo sem que se tenham verificado estragos até ao momento, de acordo com fonte da Proteção Municipal.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu um alerta amarelo para o continente entre as 00:00 de hoje e as 20:00 de sábado devido à previsão de precipitação, queda de neve, agitação marítima e vento forte.

A ANPC informa na sua página na Internet que, face à previsão de mau tempo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), foi emitido um alerta amarelo, que prevê "ocorrência de fenómenos, que não sendo invulgares, podem representar um dano potencial para pessoas e bens".

O alerta amarelo "pressupõe também um incremento da monitorização e a intensificação, por parte do dispositivo de resposta, de ações preparatórias para eventuais intervenções".

Está também prevista precipitação localmente intensa acompanhada de queda de granizo, rajadas fortes, podendo variar entre os 60 e os 100 quilómetros/hora, sendo expectável a ocorrência de fenómenos extremos de vento.

De acordo com a ANPC, espera-se que a partir de sábado haja um gradual desagravamento das condições meteorológicas.



por Correio do Minho