27 janeiro 2014

Bombeiros do Montijo comemoraram 105 anos «Não pode haver proteção civil sem reforçar o papel central dos bombeiros»

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Montijo celebrou ontem, dia 26 de janeiro, o seu 105.º aniversário. A Câmara Municipal do Montijo marcou presença na cerimónia, através do presidente, Nuno Canta, que ofereceu, em nome do município, 40 fardamentos de trabalho.

O presidente congratulou os bombeiros pelo trabalho desenvolvido, sublinhando que “não pode haver proteção civil sem reforçar o papel central dos bombeiros no dispositivo municipal de socorro e emergência às populações”.

“Devemos reconhecer, que nem tudo tem corrido bem, como todos gostaríamos em matéria de protecção civil. O que importa, porém, é perceber que a correção das nossas insuficiências não depende de nenhum acto milagroso, nem de uma nova lei de bases da proteção civil. Nesta matéria, como em muitas outras, a melhoria que desejamos depende da capacidade de todos os intervenientes compreenderem que são parte de um todo”, ressalvou o edil.

Nuno Canta garantiu que a Câmara Municipal do Montijo está aberta a “uma colaboração, com base no diálogo, na proximidade com os problemas dos nossos bombeiros”. Estes são, afirmou, “elementos essenciais ao bom governo desta cidade”, concluiu.

Durante a cerimónia, para além dos discursos das entidades oficiais, oito novos elementos fizeram juramento de bandeira, foram benzidas duas novas viaturas de serviço e Associação distinguiu diversas empresas e entidades do concelho que tem apoiado a instituição.


Fonte - CMM