17 janeiro 2014

Bombeiros de Lisboa recebem pedidos de ajuda por causa de queda de granizo

A forte queda de granizo ao início da manhã de hoje em várias zonas da cidade de Lisboa levou ao aumento dos pedidos de ajuda aos Sapadores de Bombeiros da capital devido a inundações, disse à Lusa fonte da organização.

De acordo com uma fonte do Regimento dos Sapadores de Bombeiros de Lisboa, chegaram à instituição, entre as 08:30 e as 08:50, onze pedidos de auxílio, sobretudo na zona de Benfica, devido a inundações.

A temperatura baixa e a forte queda de granizo deixaram as estradas na zona de Benfica cobertas por um manto branco de gelo.

A mesma situação foi registada uma hora antes na Parede, concelho de Cascais, com uma forte precipitação de granizo a cobrir as estradas de gelo.

De acordo com fonte dos bombeiros da Parede, a grande precipitação ocorreu cerca das 7:30, e o quartel começou "a receber muitos pedidos de auxílio" sobretudo devido a inundações.

Segundo a mesma fonte, apesar do gelo nas estradas as vias não ficaram condicionadas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu um alerta amarelo para o continente entre as 00:00 de hoje e as 20:00 de sábado devido à previsão de precipitação, queda de neve, agitação marítima e vento forte.

A ANPC informa na sua página na Internet que, face à previsão de mau tempo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), foi emitido um alerta amarelo, que prevê "ocorrência de fenómenos, que não sendo invulgares, podem representar um dano potencial para pessoas e bens".

O alerta amarelo "pressupõe também um incremento da monitorização e a intensificação, por parte do dispositivo de resposta, de ações preparatórias para eventuais intervenções".

Está também prevista precipitação localmente intensa acompanhada de queda de granizo, rajadas fortes, podendo variar entre os 60 e os 100 quilómetros/hora, sendo expectável a ocorrência de fenómenos extremos de vento.

De acordo com a ANPC, espera-se que a partir de sábado haja um gradual desagravamento das condições meteorológicas.

 

por RTP