29 janeiro 2014

Bombeiros de Guimarães vão ter viatura especializada para o Centro Histórico

0_FOTOS_Bombeiros_2009_Bombeiros Guimaraes_BVGQuartel_grande_detalheOs Bombeiros Voluntários de Guimarães vão ter uma viatura ligeira de combate a incêndios urbanos, especializada na intervenção no Centro Histórico.

 

Na última reunião do Executivo Municipal foi aprovada por unanimidade a atribuição de um subsídio de 68 mil euros para a aquisição do equipamento. A corporação vai receber 34 mil euros este ano e igual montante no ano de 2015.

De acordo com a proposta, este veículo vai permitir a entrada e circulação em zonas intra-muros do Centro Histórico, bem como na zona tampão e zona envolvente, na qual existe enorme dificuldade e até impossibilidade de aceder com viaturas pesadas de combate a incêndios.

O texto indica que, “em Guimarães, como é sabido e consta no Plano Municipal de Emergência, o Centro Histórico, classificado como Património da Humanidade, é uma zona de risco elevado, nomeadamente a incêndios urbanos”.

“Em articulação com os Bombeiros Voluntários de Guimarães, que têm também esta área sob a sua jurisdição, tem-se identificado e resolvido alguns dos problemas que permitam a sua pronta intervenção, em caso de acidente. Prova disso, são as constantes inspeções realizadas, a constante verificação dos hidrantes colocados estrategicamente e a realização de simulacros, conforme a legislação referente a esta tipologia de risco.

Tendo em conta todo este trabalho de prevenção, verifica-se a existência de uma lacuna, em termos de meios, na corporação dos Bombeiros Voluntários de Guimarães”, justifica a proposta de atribuição do subsídio aprovada.



fonte: Guimarães Digital