12 janeiro 2014

Bombeiros comemoram 65º Aniversário em quartel quase renovado



A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Entroncamento comemoraram este sábado, dia 11, o seu 65º Aniversário no Pavilhão do quartel, quase completamente renovado, depois das obras de reconstrução que estão praticamente concluídas.

José Salvado, Presidente da Direção espera poder inaugurar a remodelação do “novo” quartel “sem luxos, mas com todas as condições exigidas, de operacionalidade e conforto”, durante o próximo mês de fevereiro, altura em que espera também receber uma "nova" viatura que está a ser recuperada.

As comemorações iniciaram-se com a alvorada pelas 8 horas, seguida do içar da bandeira e do desfile apeado com a fanfarra dos Bombeiros de Alcanena. Depois da Missa por alma dos bombeiros, diretores e associados falecidos, realizou-se a habitual romagem ao cemitério.

O Presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, Jorge Faria, passou em revista as forças em parada, dando inicio à Sessão Solene, com a leitura de uma mensagem do Presidente da Assembleia Geral, Levy Correia, que não pode estar presente devido a doença.

Seguiram-se as intervenções do Comandante dos Bombeiros, António Neto, do Presidente da Associação Humanitária, António Salvado, de Victor Bretelo, Comandante do Quadro de Honra, do representante da Liga dos Bombeiros Portugueses, comandante Avelino, de Joaquim Chambel, da Autoridade Nacional de Proteção Civil e do Presidente da Câmara Municipal, Jorge Faria.

Em todos os discursos uma tónica comum, o valor e a importância de todos os homens e mulheres que compõem o corpo de bombeiros e a referência aos Bombeiros do Entroncamento, como uma “Associação de excelência” a nível distrital.

Domingos da Silva Faria recebeu o Crachá de Ouro, Nuno Miguel Subtil e Luis Carlos Claro, receberam a Medalha de Assiduidade Grau Ouro (15 anos) e Luis Miguel Mendes, Claudio Miguel Gaspar e Tiago Alexandre Ribeiro, a Medalha de Assiduidade Grau Prata (10 anos).

Receberam a promoção a Chefe, Fernando Manuel Gomes e Carlos Manuel Pires, tendo Paulo Jorge Lopes sido promovido a sub-chefe e Helder Manuel Branco e Elsa Cristina Luz foram promovidos a Bombeiros de 1ª. Receberam ainda louvores, João Miguel Pitacas, Fernando Manuel Gomes, Pedro Neto e Carlos Manuel Bernardo.

Após a sessão realizou-se o tradicional desfile de viaturas pelas ruas da cidade, ao que se seguiu um “Porto de Honra”, oferecido a todos os convidados.



Fonte: EOL