30 janeiro 2014

AlgarveShopping acolhe formação em suporte básico de vida

O AlgarveShopping vai acolher, no dia 22 de fevereiro, às 11:00 horas, uma formação em suporte básico de vida (SBV), na sequência de um projeto promovido pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e pelos centros comerciais da Sonae Sierra.

A parceria, que inclui a realização de quatro ações em todo o país, pretende ensinar aos cidadãos as vulgarmente chamadas manobras de reanimação, com o objetivo de “ensinar a agir em caso de emergência médica”.

“Precisamente porque a esmagadora maioria da população não está preparada para atuar em situação de reanimação cardiorrespiratória, o INEM e a Sonae Sierra vão desenvolver uma parceria para aumentar o conhecimento dos cidadãos sobre este assunto”, refere a empresa, em comunicado.

Assim, e ao longo do mês de fevereiro, quatro centros comerciais serão palco de dinamização de treinos em SBV, no qual profissionais do INEM irão ensinar à população a realização de manobras de reanimação.

A primeira ação decorrerá já no próximo sábado, 1 de fevereiro, no centro comercial Colombo, em Lisboa. As restantes demonstrações realizam-se no NorteShopping (8 de fevereiro), no LeiriaShopping (15 de fevereiro) e no AlgarveShopping (22 de fevereiro), sempre às 11:00.

A participação nestes treinos é gratuita e aberta à população em geral. Todos os cidadãos que queiram participar nestes eventos só precisam de comparecer nos referidos centros comerciais à hora marcada, para participarem nesta ação com a duração aproximada de duas horas.

A realização de um «mass training» em SBV deste tipo tem a particularidade de permitir assegurar a formação de vários participantes (podem chegar às várias centenas) em simultâneo, uma vez que a ação é coordenada por formadores especializados em emergência pré-hospitalar, neste caso do INEM.

Os participantes são organizados em grupos e distribuídos pelos diversos formadores, sendo utilizado durante o processo de aprendizagem um sistema multimédia, para que todos tenham a oportunidade de visualizar previamente as manobras a executar, seguindo-se a realização de exercícios práticos das manobras em manequins.

Crianças, adultos, idosos, sozinhos ou em grupo, podem participar nos treinos em SBV.




fonte: DiáriOnline