27 dezembro 2013

Paulo Gil Martins presente na AR para falar dos Incêndios Florestais como Ex-CONAC

Numa nota pessoal, partilhada no seu Facebook, o Ex-CONAC Gil Martins, informou que estará presente na Assembleia da República para falar dos Incêndios Florestais, como Ex-Comandante Nacional Operacional do SIOPS.

”A PROPÓSITO DOS INCÊNDIOS FLORESTAIS DE 2013, DOS RELATÓRIOS, DOS COMUNICADOS, DAS PRESSÕES, DAS POSIÇÕES, DA CONTRA INFORMAÇÃO, DAS OPINIÕES, DAS CONTRADIÇÕES... DO PROTAGONISMO FÁCIL... DOS COMENTADORES... DOS TREINADORES DE BANCADA...

GOSTARIA QUE SOUBESSEM QUE...

Foi solicitada a minha presença dia 8 de Janeiro na Assembleia da República, na Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar, para falar dos incêndios florestais, como ex. Comandante Operacional Nacional do SIOPS.

Estou a pensar e a refletir no que vou dizer...

Acho que vou dizer muito do que tenho para dizer desde há muito tempo, mas que nunca me deram oportunidade... nomeadamente em 2003 (há dez anos... onde toda a gente foi chamada à AR para falar dos incêndios florestais desse ano, menos quem deu a cara nesse verão escaldante... por todos e por tudo.

Os partidos do arco da governação não deixaram... provavelmente não lhes interessava.

Resultado - fui demitido porque estava muito ligado ao que tinha acontecido... tinha aparecido muito na televisão e as pessoas estavam cansadas da minha cara... Esta foi a brilhante justificação que me foi dada pelo Ministro da Administração Interna da altura...

Dia 8 veremos o que direi... já não me podem fazer pior do que já me fizeram... Estarei portanto muito à vontade para falar aos Senhores Deputados...

Espero que ao fim de 30 anos... e de várias comissões da AR de acompanhamento dos incêndios florestais... esta finalmente sirva realmente e na prática para alguma coisa...

VEREMOS...”


Eu, pessoalmente, aplaudo de pé esta grande Atitude!…
Mais uma vez, aqui fica a Prova, de quem realmente se interessa por nós, Bombeiros, e em Defender-nos!

Isto sim, é amor à causa que propôs defender a algumas dezenas de anos.

E aplaudo de pé, porque mesmo depois de tudo o que lhe foi feito, mesmo depois de tudo o quanto foi acusado, muito depois de tudo de que foi apelidado, por muitos de nós, os Bombeiros que ele sempre defendeu…

Este senhor mais uma vez, está à altura de nos defender, e lutar por todos os Bombeiros Portugueses, dando no mínimo, a conhecer o seu saber, e a sua tão importante experiência vivida, para que flagelos e tragédias como as registadas nestes últimos dois anos, nunca mais voltem a suceder!…

Espero também, que…
TODOS os Senhores Responsáveis, e com “poder” dentro das mais diversas orgânicas e instituições de Bombeiros, assim como, todos os senhores Deputados, Políticos e demais, que acompanham este Blogue (mais que não seja, desde a situação com a Página da PR), que façam algo, para que seja restituido a este grande Homem, o que nunca lhe haveria de ter sido retirado, e para quê?!…

Para bem dos Bombeiros Portugueses, e para bem de todo o nosso Património Nacional, que todos os anos tende em arder!!

Metam os olhos neste atitude e posição tomada, e orgulhem-se de ainda existirem pessoas assim ,porque eu pessoalmente, bem como grande maioria de vocês, na posição deste Grande COMANDANTE, após tudo aquilo que foi feito, com certeza que não faríamos isto, nem tão pouco quereríamos mais saber de tudo, a que a Bombeiros diz respeito!…

Aguardo anciosamente dia 8 de Janeiro para saber o que desta presença resultará, expectante e convicto, que será feito aquilo que há muito devia ter sido!!…

Ao Ex-Comandante Paulo Gil Martins, resta-me apenas AGRADECER por tudo o que fez, e continua a fazer por mim, e por todos nós, enquanto Bombeiros deste País!…
Força, Comandante!!…


Marco Francisco
(Administração)