03 dezembro 2013

Novo Veículo Urbano de Combate a Incêndios dos Bombeiros Sul e Sueste - Barreiro Batizado com o nome de Marius França

Em cerimónia realizada no dia 1 dezembro, contando com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho, os Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste (Barreiro) procederam à benção, batismo e inauguração de um novo Veículo Urbano de Combate a Incêndios (VUCI).
O investimento realizado ascendeu a 187.000 euros, comparticipado a 85% pelo POVT. A componente de investimento próprio (15%), no valor de 28.000 euros, foi integralmente assegurada pelo Município do Barreiro.

Em cerimónia realizada no dia 1 dezembro, contando com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho, os Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste (Barreiro) procederam à benção, batismo e inauguração de um novo Veículo Urbano de Combate a Incêndios (VUCI), o qual foi adquirido ao abrigo de uma candidatura apresentada em outubro de 2010 a uma tipologia de operação do Programa Operacional Temático Valorização do Território (POVT), Eixo III: Prevenção, Gestão e Monitorização de Riscos Naturais e Tecnológicos, considerada no âmbito do Programa de Apoio aos Equipamentos (PAE), no contexto do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

O investimento realizado ascendeu a 187.000 euros, comparticipado a 85% pelo POVT. A componente de investimento próprio (15%), no valor de 28.000 euros, foi integralmente assegurada pelo Município do Barreiro.

O novo VUCI, batizado com o nome do Eng. Marius França Pereira, ex Administrador da LBC Tanquipor, veio substituir um dos veículos existentes, há muito obsoleto, repondo a capacidade operacional que se impõe em termos materiais ao Corpo de Bombeiros do Sul e Sueste, cuja Área de Atuação Própria, de génese urbana e industrial, incluindo três indústrias SEVESO, exige meios modernos, eficazes e fiáveis.

Na cerimónia, que contou também com a presença do Capitão-tenente Rato Firmino (Escola de Fuzileiros), do Comandante Rui Laranjeira (Secretário Técnico da Federação dos Bombeiros do Distrito de Setúbal), da Dr.ª Patrícia Gaspar (Comandante Operacional Distrital de Setúbal) e do Comandante Adelino Gomes (Vice-Presidente do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses), foram ainda impostas as insígnias de Tripulante de Ambulância de Socorro (TAS) a 7 operacionais (Adjunto de Comando Bruno Loureiro, Subchefe Adolfo Silveira, Bombeira de 2ª Sara Guinot, Bombeira de 2ª Filipa Santos, Bombeira de 3ª Melissa Gomes, Bombeira de 3ª Sara Mestre e Bombeira de 3ª Vanessa Costa), bem assim como a insígnia de Formador de Tripulante de Ambulância de Transporte (TAT) e de Suporte Básico de Vida Desfibrilhador Automático Externo (SBV-DAE) ao Bombeiro de 2ª Daniel Batista.

Aproveitando a ocasião, num momento de elevada solenidade, foram promovidos à categoria de Chefe os Subchefes António Dionísio, Pedro Ferreira e Arlindo Silva.

Fonte - BVSS (Rostos.PT)