28 dezembro 2013

Bombeiros da Trofa recebem novo equipamento

Duas ambulâncias, botas para combate a incêndio, rádios e um monitor de sinais vitais. Estes são os novos equipamentos que os Bombeiros Voluntários da Trofa receberam no passado sábado, numa cerimónia que decorreu nas instalações da corporação trofense, e que contou com a presença de todos os bombeiros, bem como de várias personalidades do concelho da Trofa.

Pedro Ortiga, recentemente reeleito presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa, falou num investimento “de cerca de 150 mil euros no valor total” e explicou como foi possível angariar estes equipamentos: ““É óbvio que há aqui uma conjugação daquilo que tem sido o esforço da própria direção na angariação de fundos com vista a colmatar algumas necessidades que estavam identificadas há bastantes meses. Temos vindo a angariar essas verbas há alguns meses, não por um benemérito em particular mas sim com a contribuição da população e por sinergias que a corporação vai estabelecendo”.

Filipe Coutinho, comandante dos soldados da paz trofenses considera estes equipamentos vitais para um melhor apoio à população: “São equipamentos preciosos para que todas as ambulâncias possam ter um monitor de sinais vitais. As botas são mais um elemento de proteção que podem dar todas as garantias de segurança aos bombeiros quando estão a trabalhar em condições difíceis, como é o caso dos incêndios florestais”.

O presidente da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Humberto, mostrou-se satisfeito com os novos equipamentos dos bombeiros, pois assim “servirão melhor ainda a população” lembrando que os membros da corporação trofense “já prestam um serviço com muita qualidade e são autênticos heróis”.

O edil trofense aproveitou ainda para anunciar algumas medidas da autarquia no que diz respeito aos BVT: “Aquilo que a Câmara fez hoje foi tornar público o protocolo que vai assinar com os Bombeiros Voluntários da Trofa para eles poderem usufruir das instalações do Aquaplace, porque são pessoas que precisam de estar bem fisicamente. A autarquia é, neste momento, proprietária de um barco que vai ceder a título definitivo aos bombeiros, que necessitam desse equipamento para acudir a situações de emergência no rio Ave, afirmou Sérgio Humberto”.

Nesta cerimónia esteve presente também o padre Luciano Lagoa, que abençoou os equipamentos que passam agora para a posse dos bombeiros trofenses.

Fonte: Correio da Trofa