20 dezembro 2013

B. V. Sines: Falecimento do Subchefe David Pereira

Foto Sc David PereiraOs Bombeiros Voluntários de Sines encontram-se de luto. O subchefe do Quadro de Honra, David Pereira, de 88 anos despediu-se de nós. Atrás de si deixa um exemplo de bravura e missão, sempre ao serviço da população.

O subchefe David Pereira servia os Bombeiros Voluntários de Sines desde 3 de Novembro de 1955, contabilizando na sua ficha um sem número de louvores e condecorações. No entanto, sem qualquer desprimor para as restantes, a condecoração mais emblemática resultou de efeito heroicos com contornos muito singulares. Estávamos no ano de 1957, mais propriamente a 4 de Fevereiro. Ao largo de Sines um navio cargueiro espanhol de nome “Oro” naufragava, resultando num morto e 16 salvados. O socorro foi efetuado pelos Bombeiros de Sines.

Navio Oro

Na equipa de socorro estava presente o então bombeiro David Pereira, o único elemento que se deslocou ao interior da embarcação, através de um método chamado “boia calção”, atualmente em desuso.

Este feito heroico resultou na vinda à Capitania do Porto de Sines do então representante do Governo Espanhol – General Franco, com o intuito de condecorar o Corpo de Bombeiros e o elemento que se tinha deslocado ao interior do Navio – Bombeiro David Pereira. Este feito ganha maiores contornos sabendo que existem somente 6 heróis não nascidos em Espanha, com esta condecoração da coroa espanhola.
Diploma Medalha Cobre

Desde 1989 no Quadro de Honra dos Bombeiros Voluntários de Sines, o Subchefe David continuará a ser um exemplo e um modelo para todos aqueles que querem seguir a missão do Bombeiro. Porque a recordação e a lembrança da sua memória será sempre a melhor homenagem que lhe poderemos fazer.

O corpo do Subchefe encontrou-se em camara ardente na casa funerária, junto ao cemitério de Sines. O funeral foi realizado dia 19 (ontem) pelas 14 horas.
Foto Sc David Pereira 2

Porque o seu legado é demasiado importante para ser esquecido, até sempre Camarada David! Continuará a ser sempre um dos nossos.

BV Sines, 18 de Dezembro de 2013

 

NOTA: A Administração do Diário de um Bombeiro, expressa as mais Sentidas Condolências, à Família Enlutada, Corpo Activo, Comando e Orgãos Sociais.

Descanse em Paz, Camarada