20 dezembro 2013

B. V. Sines: Exercício em Posto de Serviço GalpGeste

IMG_2346O Plano de Emergência Interno do Posto Abastecimentos GalpGeste, situado na Avenida General Humberto Delgado, em Sines, foi colocado em prova na tarde de 10 de Dezembro do presente ano. Tratou-se de um exercício conjunto que contou com a presença dos agentes de protecção Civil da cidade, com o intuito de testar a capacidade interna e externa da empresa na resposta a situações de Emergência.

O cenário do suposto Teatro de Operações contou com uma colisão entre dois veículos ligeiros, que resultou em vítimas encarceradas. Além disso, um individuo de uma cisterna que se encontrava a abastecer o posto foi atropelado, originando num derrame de combustível.

Para fazer face a este Teatro de Operações foram accionados para o local o delegado da Protecção Civil Municipal, GNR e 26 operacionais e 9 veículos dos Bombeiros Voluntários de Sines. Entre outros trabalhos, os operacionais tiveram que desencarcerar as vitimas, assistir os feridos e conter o derrame de combustível. A Avenida General Humberto Delgado esteve fechada ao trânsito durante o decorrer dos trabalhos.

Terminados os trabalhos ficou bem assente a ideia da importância destas iniciativas, que em muito permitem a interligação entre agente de protecção civil, contribuindo para um melhor comunicação e mais competente trabalho de equipa entre os intervenientes. Além disso, permite que Bombeiros, GNR e Autarquia estejam bem mais próximos das suas empresas locais ou nacionais, fomentando o espirito de melhoria na capacidade de resposta aos diferentes situações que possam advir.