02 novembro 2013

Universidade de Vila Real cria site para prevenir incêndios

Investigadores da Universidade de Vila Real vão lançar um portal na internet de previsões meteorológicas regionais baseadas num modelo atmosférico que pode prever a existência de condições propícias à ocorrência de incêndios, facilitando a prevenção e combate. 

"Será uma forma de transferir o conhecimento científico para a sociedade, que poderá ser utilizado nas mais variadas atividades económicas", afirmou hoje, em comunicado, Mário Gonzalez Pereira, investigador do Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB), da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).


As informações que vão alimentar o site vão ser obtidas através do modelo "Weather Research and Forecasting" (WRF), um sistema de última geração de previsão numérica do tempo de mesoescala (de 10 a 1000 quilómetros) indicado para fazer estimativas das condições meteorológicas a curto prazo, com 12 horas a três dias de antecedência.

"Pode prever inclusivamente a existência de condições meteorológicas propícias à ocorrência de fogos florestais, facilitando a prevenção, gestão e combate aos incêndios", acrescentou Mário Gonzalez Pereira.

Segundo a academia transmontana, "os resultados da previsão podem ser aplicados em todas as áreas de atividade onde as condições meteorológicas desempenham um papel fundamental".

Na agricultura e na construção, por exemplo, é possível adiar ou antecipar determinadas tarefas, como a rega, mediante a previsão de ocorrência de aguaceiros ou de períodos de seca.

O WRF permite prever o estado de tempo que se vai fazer sentir, com informação de dados como a temperatura, a humidade, o vento, a precipitação ou a pressão à superfície, permitindo respostas preventivas.

Trata-se de um modelo regional de previsões meteorológicas/climáticas, que tem "como principal vantagem o fornecimento de simulações numa escala espacial e temporal mais fina, permitindo antever, com grande precisão, o estado do tempo que se vai fazer sentir".

O portal na internet vai ser lançado em breve e disponibilizará informações sobre a região de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Na segunda-feira, o CITAB vai promover um 'workshop' precisamente sobre o WRF, que vai ser conduzido pelo docente da Universidade de Aveiro, Luís Carvalho, e pelos docentes da UTAD Mário Gonzalez Pereira e Liliana Caramelo.

O evento é dirigido a alunos e docentes, profissionais do Instituto Português do Mar e da Atmosfera de Vila Real, associações de produtores e Agricultores, elementos da Proteção Civil e empresas.


por Noticias ao Minuto