10 novembro 2013

NAUFRÁGIO DA EMBARCAÇÃO DE PESCA “LINDA ILHA”

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) em articulação com o Capitão de Porto de Peniche, a Autoridade Nacional de Proteção Civil e o INEM, coordenou durante a manhã de hoje a operação de busca e salvamento dos quatro tripulantes da embarcação de pesca local “LINDA ILHA”. A embarcação de pesca afundou em Peniche, quando se encontrava a navegar entre a Ilha das Pombas e o Ilhéu de Fora, junto ao Baleal.

O alerta foi recebido no MRCC Lisboa através do 112, de imediato e de acordo com as normas e procedimentos em vigor foram empenhados os meios de salvamento afetos à capitania do porto de Peniche, com uma mota de água do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), uma patrulha da Polícia Marítima por terra, apoiada por uma moto 4 do ISN.

Dos quatro tripulantes que se encontravam a bordo, três foram recolhidos por outra embarcação de pesca e um foi resgatado pela mota de água, tendo sido seguidamente assistidos em terra pelos meios do INEM e dos Bombeiros Voluntários de Peniche e posteriormente transportados para o Hospital de Peniche.

Infelizmente há a lamentar a morte de um dos pescadores que entrou em paragem cardiorrespiratória. Nenhum dos tripulantes tinha o colete salva-vidas envergado aquando da sua chegada a terra.

Fonte: Local.pt